População pede por investimentos em saúde na audiência pública do Orçamento 2022

Audiência pública do Orçamento estadual de 2022. Foto: Marco Antonio Cardelino

Realizada na cidade de Ourinhos (SP), a vigésima quarta audiência pública para o Orçamento de 2022, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo colheu as demandas da população da região. Os principais pedidos dos cidadãos foram investimentos em saúde pública, sobretudo para a necessidade de realização de cirurgias eletivas, realização de exames e o pós-pandemia.

O encontro contou com a participação do deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp e dos deputados Enio Tatto (PT) e Mauro Bragato (PSDB).

O vereador da cidade de Ourinhos, Éder Júlio Mota destacou o papel do Estado na garantia da saúde à população e pediu para que os parlamentares busquem maneiras de incluir no orçamento repasses destinados a cirurgias eletivas.

“Meu pedido é pra que vossas excelências intercedam junto ao governo do Estado em investimentos no que diz respeito às cirurgias eletivas, que ficaram paradas pela pandemia. Temos centenas de pessoas aguardando cirurgias e sabemos que é competência do Estado”, afirmou.

Santiago de Lucas Angelo, vereador e presidente da Câmara Municipal de Ourinhos também fez solicitações aos deputados estaduais para atenção orçamentária à saúde.

“Gostaria que fosse objeto de estudos por parte da comissão a viabilização de recursos para a saúde no pós-pandemia e também prioridade na questão das cirurgias eletivas. Nós temos mais de mil cirurgias eletivas a serem feitas e precisamos agilizar essa questão”, disse. Santiago também solicitou o encaminhamento de verbas para auxiliar na construção de uma creche.

Também vereadora de Ourinhos, Raquel Borges Spada endossou a ponderações feitas na audiência referente aos pedidos voltados à saúde. “Peço um aumento de recurso para saúde, temos uma demanda reprimida enorme de pedidos de exames e cirurgias eletivas que vem sobrecarregando nosso sistema. Nesse momento pós-Covid reforço os pedidos por atenção à área. Não podemos permitir que nossos munícipes continuem morrendo, saúde tem que ser prioridade”, afirmou. No mais, a vereadora também fez pedidos voltados a revitalização de estradas.

Outras demandas

O morador da região, Valdomir Sebastião Ferreira trouxe aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pedidos para investimentos em esporte e cultura.

“O esporte de uma maneira geral é um fator decisivo para a inclusão social, é uma maneira de reforçar a união entre a família, escola e meio ambiente, abre oportunidades de criar uma sociedade mais igualitária. Não posso deixar de solicitar a inclusão de verbas para as cidades polos, onde seriam construídos centros de referência ao esporte”, disse.

Roberta Stopa, vereadora de Ourinhos enalteceu a realização das audiências públicas do Orçamento, promovidas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e fez solicitações voltadas a cultura.

“A possibilidade de debater o orçamento é fundamental, garantir a participação popular nos possibilita ouvir todas as demandas da população. Ourinhos precisa de um olhar para a cultura, temos um histórico muito bonito com festivais, mas isso diminuiu muito ao longo dos anos, é preciso olhar para a cultura também voltada a preservação dos prédios históricos”, declarou.

De acordo com a vereadora, é necessário também a realização de aportes para a área de assistência social da região e meio ambiente. “Ourinhos tem quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) porém, precisamos de mais um, eles são em sua maioria alugados e é necessário prédio próprio. O meio ambiente também é uma preocupação. Temos um problema de crise hídrica e é importante que o Estado financie a recuperação de nascentes [de rios]”.

Anísio Aparecido Felicetti, vereador na cidade de Ourinhos trouxe pedidos voltados à questão de infraestrutura viária, pedindo por investimentos nas estradas da região. “Meu primeiro pedido é para a população da zona rural, eles pedem por qualidade na estrada. É uma demanda primordial solicito o empenho de vossas excelências para o Projeto Melhor Caminho, nosso povo sofre nos períodos chuvosos, as estradas ficam sem condições de tráfego”, afirmou.

Durante o encontro, também foram feitas solicitações voltadas à saúde e fomento do ingresso de mulheres no mercado de trabalho, proteção animal, remuneração de mediadores e conciliadores de justiça.

Parlamentares

O deputado Enio Tatto destacou para a relevância da remuneração de mediadores e conciliadores. “Os mediadores precisam ser remunerados, eles trazem economia ao estado, realizando uma assessoria jurídica. É um benefício enorme tanto ao Estado quanto a população. Precisamos garantir que tenha avanço nessa questão e eles sejam remunerados”, disse.

No mais, o parlamentar enfatizou para a necessidade de investimentos em esporte e cultura. “Uma preocupação de toda família hoje é o medo de perder um filho ou um neto para o crime organizado. Num Estado com dinheiro, como São Paulo, é essencial para nossa juventude investimento em cultura e esporte”, afirmou.

O deputado Mauro Bragato falou sobre o trabalho e empenho da comissão para a coleta das demandas da população e enfatizou a importância que as audiências públicas têm na construção justa do Orçamento.

“A comissão tem um desafio muito grande, fazer com que cada vez mais as pessoas participem e saibam da importância de nos ajudar a discutir melhor o orçamento do Estado, que esse ano chegou a Assembleia com 286 bilhões de reais. É um orçamento complexo, o Estado é bastante grande”, declarou.

O deputado Gilmaci Santos também destacou o papel da comissão na construção da peça orçamentária e falou sobre a importância da população e dos vereadores para o tema.

“Orçamento é robusto, mas as realidades das necessidades estão aqui, onde realmente conhecem e sabem onde precisa ser aplicado o dinheiro. Vamos elaborar nosso relatório para que possamos fazer o melhor”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.