Por que o obstetra deve se atualizar sobre vacinação?

A gestação é um período muito importante para as ações de prevenção de doenças maternas e fetais-neonatais pelo uso de imunobiológicos, isto é, as vacinas e imunoglobulinas. Pensando na importância de os obstetras estarem sempre atualizados e atentos a esse contexto, o Congresso Online SOGESP 2020 realizará mais um Debate Online em 15 de setembro, às 20h, sobre “Vacinação na Gravidez e Puerpério”.

As principais vacinas recomendadas e aquelas possíveis ou não de serem utilizadas são os tópicos centrais da discussão. “Outro aspecto relevante é saber em que situações a gestante precisa utilizar imunoglobulinas – geralmente de acesso mais difícil e em condições particulares. Por exemplo, uma paciente vítima de violência sexual sem esquema de vacinação, deve completá-lo e também receber imunoglobulina específica para hepatite B”, acrescenta Eliana Martorano Amaral, coordenadora do DBI e consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da hepatite B, também se inclui a da influenza (de acordo com a sazonalidade), a de tétano, difteria e coqueluche. Segundo a especialista, discutir sobre esses aspectos na Obstetrícia é fundamental para que o profissional esteja preparado para orientar adequadamente a gestante e sua família. Por isso, o evento é voltado, principalmente, para gineco-obstetras e residentes ou alunos da graduação.

Os palestrantes convidados serão Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de Obstetrícia da SOGESP; Joelma Queiroz Andrade, especialista na área de Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco; Fabio Martins Laginha, médico do Centro de Referência da Saúde da Mulher Hospital Pérola Byington; e Silvia Regina Piza Ferreira Jorge, chefe do Setor de Gravidez de Baixo Risco do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) Santa Casa de São Paulo.

Após exposição dos assuntos pelos debatedores, será aberta a sessão de perguntas ao público.

Eliana complementa: “Destaco a importância do obstetetra estar atualizado sobre as indicações de vacinas e imunoglobulinas na gestação para que não haja oportunidades perdidas no atendimento à paciente”.

Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)

Data: 15 de setembro

Horário: 20h

Informações: www.sogesp.com.br/cursos-e-eventos/sogesp-online/congresso-sogesp-online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.