Porto Alegre sedia evento sobre avanços no tratamento das doenças cardíacas estruturais

A Capital gaúcha, referência em intervenção médica menos invasiva, recebe um Heart Team (time do coração) multidisciplinar e multiprofissional de várias partes do mundo e do Brasil. Cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, cardiologistas intervencionistas, ecocardiografistas, especialistas em imagem, enfermeiros e especialistas clínicos de produtos participam do Simpósio TVI – Transcatheter Valve Intervention de 9 a 11 de março no Hotel Hilton de Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento). Na pauta, os avanços no tratamento das doenças cardíacas estruturais principalmente as que acometem  valvas (válvulas) cardíacas. Inicialmente, a intervenção transcateter era indicada para maiores de 80 anos e com alto risco para cirurgia convencional. Agora, pode ser adotada em pessoas mais jovens e com baixo risco para operação de tórax aberto. Mais vidas são salvas e de forma menos agressiva. A programação completa e inscrição podem ser acessadas no site www.simposiotvi.com.br.

Porto Alegre, referência em intervenção médica menos invasiva, recebe especialistas internacionais e nacionais

Depois de três anos de pandemia, a Capital gaúcha recebe um Heart Team (time do coração) multidisciplinar e multiprofissional de várias partes do mundo e do Brasil. Cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, cardiologistas intervencionistas, ecocardiografistas, especialistas em imagem, enfermeiros e especialistas clínicos de produtos se reúnem de 9 a 11 de março no Hotel Hilton de Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento).  Os experts nas funções e estrutura do coração debatem, no Simpósio TVI – Transcatheter Valve Intervention, os avanços no tratamento das doenças cardíacas estruturais principalmente as que acometem  valvas (válvulas) cardíacas. As valvas, que abrem e fecham, regulam o fluxo sanguíneo em todo o corpo humano.

Porto Alegre é centro de referência em intervenção valvar transcateter. Há mais de 15 anos, o médico, professor da UFRGS e pesquisador gaúcho Eduardo Keller Saadi se destaca e multiplica a execução do método. Ele foi o primeiro brasileiro a receber certificação para implante de valva transcateter CoreValve e ganhou projeção internacional. O experiente médico coordena a equipe organizadora do TVI. Uma quinzena de palestrantes internacionais vêm dos Estados Unidos, Canadá, Europa (Alemanha, Italia, Suiça, França) e América Latina (Argentina e Venezuela). Apenas três participam on-line. Já o quadro de brasileiros é formado por 51 expoentes de vários estados.

“O Simpósio TVI é uma grande oportunidade para atualização dos estudantes, residentes e profissionais da área. A tecnologia, sempre em evolução, nos ajuda a salvar cada vez mais pacientes e de forma menos agressiva. Inicialmente, a intervenção transcateter era indicada apenas para maiores de 80 anos e com alto risco para cirurgia convencional. Agora, pode ser adotada em pessoas mais jovens e com baixo risco para operação de tórax aberto. É realizada com anestesia local, demanda menos dias de internação, proporciona recuperação mais rápida, oferece mais conforto para o paciente e, principalmente, diminui a ocorrência de sequelas derivadas da cirurgia padrão”, resume Dr. Saadi, coordenador do Simpósio TVI.

No primeiro dia do TVI (9 de março), ocorrem cursos teóricos e práticos. O programa conta com demonstração de produtos, simuladores e “hands on” (manipulação) para familiarização e  “passo a passo” dos principais procedimentos transcateter.

Dias 10 e 11, os palestrantes abordam as doenças que desregulam e interrompem o fluxo sanguíneo normal através do coração. Têm ênfase, no conteúdo do evento científico, as que afetam as valvas Aórtica, Mitral e Tricúspide.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.simposiotvi.com.br.

Informações: (51) 98910-4873 e inscricoes@abev.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.