Postos de saúde contam com consultas virtuais em meio à pandemia da Covid-19

Para atender os pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras condições, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar com consultas virtuais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por meio da telemedicina, o projeto Consultório Virtual permite que médicos realizem atendimentos com segurança, evitando novas contaminações pelo novo coronavírus, sem deixar os pacientes crônicos desassistidos durante a pandemia.

A iniciativa busca evitar a ida de pacientes crônicos às urgências, hospitais e aos próprios serviços da APS, a porta de entrada de pacientes no SUS que atua com os primeiros sinais de doenças e prevenção. O Consultório Virtual também evita a circulação de pessoas com potencial risco de transmissão e contribui com o desfecho clínico já na APS, evitando assim a superlotação em outros níveis de atendimento.

Como funciona na prática:

Os agendamentos das consultas acontecem na interface virtual da plataforma e os atendimentos podem ser realizados por videoconferência, telefone ou WhatsApp, dependendo da condição clínica do paciente, com possibilidade de prescrições eletrônicas certificadas digitalmente, enviadas para o e-mail do paciente e médico prescritor. Depois disso, tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes recebem uma pesquisa de satisfação sobre a experiência da teleconsulta.

Atuação do PROADI-SUS na iniciativa:

O Consultório Virtual acontece em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde. Por meio do PROADI-SUS, o Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein treina médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar para acesso e navegação na plataforma, fornecendo um certificado digital ICP-Brasil, além de realizar toda manutenção e prestar suporte técnico. A iniciativa integra o TeleSUS e desde abril trabalha para treinar 20 mil profissionais da saúde até o fim do ano para utilizarem a plataforma.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.