PRD, Proatividade e Regularidade das Doses de medicamento vem aprimorando controle da asma no Brasil e no mundo

O tratamento da asma sempre foi encarado como desafiador pela classe médica e pacientes. Isso porque, existem diferentes tipos e manifestações da doença, como a asma leve, moderada e grave. Nos últimos anos, a farmacêutica GSK vem se debruçando em estudos sobre a doença e seus tratamentos e divulgará, ao longo de 2022, uma série de dados que revelam como o regime PRD, Proatividade e Regularidade das Doses de medicamento, vem aprimorando o manejo da asma em pacientes no Brasil e no mundo.

A sigla PRD significa Proatividade e Regularidade das Doses (em português), ou seja, aquele tipo de tratamento que prioriza a dosagem contínua e proativa de medicamento, de modo a manter a doença controlada ao longo do tempo, prevenindo os sintomas antes que eles retornem e evitando episódios de crises. O primeiro estudo divulgado pela GSK, denominado PRD vs PRN Modelling Study in Mild Asthma, traz dados robustos deste regime de tratamento versus o PRN, abordagem que se utiliza de doses não regulares (ou conforme necessidade) em pacientes asmáticos leves.

O estudo comparou os efeitos broncoprotetores e os perfis de risco/benefício de três diferentes moléculas de corticosteróides inalatórios (ICS): Furoato de Fluticasona* e Propionato de Fluticasona (isoladas), e Budesonida/formoterol (em associação)i. Os resultados apontaram que mesmo regimes de ICS de baixa dose podem atingir até 100% de eficácia broncoprotetora quando administrados regularmentei, em regime PRD.

O estudo também mostrou uma broncoproteção abaixo do ideal no regime de dosagem conforme a necessidade (PRN), de 3-4 vezes por semana, sinalizando a possibilidade de permanência da inflamação crônica nos brônquios e piores resultados clínicosi[i],[ii]i,iv. Pacientes tratados com Budesonida/formoterolv, conforme necessário (200/6 μg) (PRN), correm o risco de ter broncoproteção clinicamente significativa por apenas 26% do tempoi em comparação com os 100% do tratamento PRD, de acordo com os resultados obtidos.

*Não comercializado isoladamente no Brasil.

Moléculas de ICS de ação mais longa, como as Fluticasonas estudadas na publicação, têm a eficácia prolongada e índice terapêutico favorável em comparação com moléculas de ICS de ação mais curta, como Budesonida, em todos os cenários de dosagem, conforme conclui o estudo.

Para Antônio Almeida, paciente asmático, esses dados se traduzem no seu dia a dia. “Fui diagnosticado com asma muito cedo, aos 20 anos. Porém, sempre negligenciei o tratamento da doença, a ponto de sentir muito desconforto ao subir escadas e ter uma média de cinco crises respiratórias por ano, levando a hospitalizações. Isso se arrastou por muitos anos, até eu me conscientizar e passar a ser rigoroso com o tratamento, usar o remédio diariamente, independente da minha condição naquele momento. E você começa a ver que faz toda diferença no seu dia a dia. Hoje eu pratico exercícios e corro 15 quilômetros sem nenhum problema de respiração. Não me lembro da última vez que tive uma crise”.

“Embora a inflamação esteja presente mesmo em pacientes com asma leve, as pessoas tendem a ser pouco aderentes ao tratamento de controle diário, o que pode levar a implicações de segurança a longo prazo”, diz Dr. Bernardo Maranhão, pneumologista e gerente médico da área Respiratória da GSK Brasil. “Esses resultados do estudo vem demonstrando a importância da alta adesão aos medicamentos para asma na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, para que eles tenham o mínimo de interrupção em suas atividades diárias. Ponto básico neste sentido é que a asma é uma doença crônica, por isso o tratamento deve ser conduzido a longo prazo e sob supervisão médica, pois desta forma é possível alcançar e manter o controle da asma”, completa Maranhão.

PRD vs PRN Modelling Study in Mild Asthma é o primeiro de uma série de estudos a serem publicados pela GSK ao longo de 2022. Há mais de 50 anos, a farmacêutica é líder no segmento Respiratório no país, com portfólio completo para doenças como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), e rinite.

PRD vs PRN Modelling Study in Mild Asthma

O estudo foi conduzido através da técnica de simulação PK/PD (farmacocinética e farmacodinâmica) para avaliar os efeitos broncoprotetores e perfis de risco/benefício de três diferentes ICS (corticosteróides inalatórios): Furoato de Fluticasona (FF), Propionato de Fluticasona (FP) e Budesonida (BUD), durante 28 dias em pacientes com asma leve. O estudo mostra as diferenças nos efeitos entre os regimes de dosagem de ICS e os cenários clínicos de diferentes níveis de adesão ao tratamento, demonstrado os benefícios da Proatividade e Regularidade das Doses (PRD).

Para simular as condições reais, o estudo foi realizado sob diferentes regimes de dosagem (idem acima regular proativa ou dosagem conforme a necessidade, de 3-4 vezes por semana, por ser esta a frequência média de quem faz uso reativamente aos sintomas na estratégia PRN), e dois cenários clínicos de adesão ao tratamento. O modelo foi bem validado, demonstrado pela alta correlação entre os valores previstos e os dados reais observados em estudos anteriores. Para cada ICS e cenário, foi calculado o índice terapêutico (IT), uma medida do equilíbrio entre benefício e efeitos colaterais. O IT é um parâmetro que avalia a segurança do corticoide inalatório, estabelecendo a faixa de doses em que há efeito terapêutico e menor risco de efeitos colaterais para cada medicação desta classe.

Asma

A asma é uma doença pulmonar crônica que inflama e estreita as vias respiratórias. As causas da asma não são completamente compreendidas, mas provavelmente envolvem uma interação entre a composição genética de uma pessoa e o meio ambiente. No Brasil, a asma atinge cerca de 20 milhões de pessoas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)VI.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.