Dia Nacional da Saúde chama atenção para cuidado integral, com atenção à saúde psicológica

A pandemia de Covid transformou a sociedade na priorização da qualidade de vida, incluindo a saúde mental. O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, chama a atenção para os cuidados com a saúde integral, não só a física. De acordo com a psicóloga Luciene Bandeira, diretora de saúde mental da Conexa, maior player de saúde digital da América Latina, o bem-estar deixou de ser algo de responsabilidade pessoal e está na pauta profissional também.

Para se ter uma ideia, a busca pelo termo “ansiedade” no país liderou o ranking das pesquisas da plataforma Psicologia Viva, integrante da Conexa, entre junho de 2020 e julho de 2021. Além da ansiedade, depressão (6,5%), desenvolvimento pessoal (4,93%), psicologia clínica (3,27%) e saúde mental (2,59%) entram no ranking dos cinco temas mais buscados entre todas as faixas etárias.

Nesse contexto, se atentar às questões sociais para entender as particularidades do indivíduo e o que o aflige deve ser uma preocupação também das empresas, sendo uma prioridade. O “Estudo de Tendências de Benefícios 2020”, realizado pela empresa norte-americana de seguros Metlife, aponta que 74% dos colaboradores se preocupam com os cuidados para o bem-estar e 66% dos que tiveram programas de benefícios se sentiram mais valorizados e reconhecidos. “A pandemia trouxe uma mudança no olhar das empresas em relação à saúde de seus colaboradores, com procura maior pela saúde integral do indivíduo, impactando na diminuição do turnover e do presenteísmo, o que gera mais engajamento e sensação de pertencimento”, explica Fabiano Carrijo, CEO de Psicologia Viva, que integra a Conexa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.