Primeiros Socorros: a importância do treinamento que salva vidas

A Educação Continuada do Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura- IEP Dona Cica, do Grupo São Cristóvão Saúde, realiza diversos tipos de treinamentos para as equipes multidisciplinares da Instituição. Dentre eles, existe o projeto ‘Eu salvo vidas’, sendo criado com o propósito de treinar e capacitar nossos colaboradores administrativos e operacionais (não assistenciais) para atendimento básico de primeiros socorros a vítimas de desmaio, convulsão, engasgo e parada cardiorrespiratória.

“O São Cristóvão Saúde tem investido em diversos equipamentos, estrutura e profissionais de excelência, a fim de oferecer treinamento aos nossos colaboradores da área administrativa e equipe assistencial diversa, buscando atender, cada vez melhor, nossos pacientes”, afirma o Presidente/CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura.

Esses treinamentos visam padronizar o atendimento e garantir suporte básico de vida até que a equipe assistencial especializada chegue ao local e possa dar continuidade ao atendimento e suporte avançado. Esse projeto já foi aplicado aos colaboradores do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Unidades do Centro Ambulatorial Américo Ventura (CAAV), além da criação de um cronograma mensal específico para cada área, onde se faz necessária e fundamental a participação de todos.

De acordo com o Diretor do IEP – Dona Cica, Dr. Fernando Schuh, “a iniciativa dos treinamentos tem como objetivo central garantir um ambiente seguro de trabalho, no qual fazem parte colaboradores da Instituição, beneficiários do Plano de Saúde e público em geral, uma vez que o aprendizado pode e deve ser utilizado em diversos locais e situações do cotidiano”.

Os treinamentos são conduzidos pelas enfermeiras Vânia Souza e Danielle Goto que, com uma linguagem fácil e didática assertiva, têm conduzido as turmas com excelência e ótimos resultados. “É um prazer enorme realizar os treinamentos de forma Institucional e em um ambiente fantástico como o IEP- Dona CICA, onde simples gestos podem garantir a sobrevida de um beneficiário, de um colega e até nossa própria vida, pensando que se um de nós passarmos mal temos a certeza de que seremos socorridos a tempo e com qualidade.

O time de Educação Continuada foi muito bem acolhido pelos colaboradores que receberam o treinamento e temos certeza de ser primeiro de muitos. Friso que, além de ser um treinamento Institucional, trata-se de uma ação social com foco na preservação da vida. Por isso, desejo muito sucesso a esse importante projeto”, declara a Enfermeira da Educação Continuada do São Cristóvão Saúde, Vânia Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.