Será que os médicos e profissionais de saúde sabem explicar corretamente a melhor alimentação para os pacientes veganos? Segundo o médico nutrólogo, Eric Slywitch, a resposta é não. O tema foi pauta do simpósio “Abordagem nutrológica do paciente vegano”, ministrado por Slywitch, no XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia promovido pela ABRAN.
“É possível obter os nutrientes sem dificuldades e ter saúde perfeita sem consumir nada de origem animal”, esclarece. E ainda salienta: “a ideologia, crenças e opções individuais precisam ser respeitadas na Medicina”.
Uma pesquisa do Ibope Inteligência apontou um crescimento vertiginoso no número de vegetarianos no Brasil. Segundo o estudo, 14% da população brasileira se declara vegetariana no Brasil.
Segundo informações da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), as reclamações sobre orientações que passam necessariamente pelo consumo de carne são recorrentes. A falta de vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso organismo é sempre ponderada quando se aborda o tema, principalmente a B12. Mas, a ciência explica que embora a carência esteja atrelada à população vegetariana ou vegana, a deficiência desse nutriente pode estar ligada a outros fatores, como idade avançada ou distúrbios gastrintestinais.
“Aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana devem ficar atentos com a possibilidade de repor a vitamina. De acordo com o especialista, as necessidades diárias variam entre 0,4 mcg/dia a 2,8 mcg/dia (de acordo com sexo e idade). Além disso, crianças, gestantes, mulheres em amamentação adeptas do vegetarianismo necessitam de suplementação”, explica.