Na linha de frente no combate ao Coronavírus, profissionais da saúde se expõem todo o tempo. Essa exposição leva a um risco pessoal de contaminação e também coloca em risco seus familiares e pacientes. Com a vacinação surge uma nova perspectiva para todos e, no caso, dos profissionais da saúde traz a possibilidade de trabalhar mais protegido. No entanto, muitos profissionais que já foram vacinados não produziram resposta imunológica ideal de proteção, inclusive muitos deles adoeceram. Dessa forma, faz-se necessária uma nova imunização, dessa vez com outro esquema vacinal.
Existem protocolos que garantem prioridade a esses profissionais. Porém, muitos desconhecem que, se vacinados em esquema completo e não apresentarem resposta, têm o direito de serem vacinados novamente.
Segundo Claudio Barsanti, presidente do Depto. de Pediatria Legal da Sociedade de Pediatria de São Paulo e advogado, a cobertura imunológica de médicos e servidores da saúde traz benefício não somente a eles, mas a todos os que convivem com eles e também àqueles que forem atendidos por eles.