Profissionais do Heapa participam de simpósio de qualidade e segurança do paciente

As profissionais do Heapa Marcela Amorim (E) e Thays Gomes (D) durante o simpósio, no auditório da Cifarma

As profissionais do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), a analista de qualidade Marcela Amorim e a enfermeira Thays Gomes, do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) participaram, na quinta-feira (17), do I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), promovido no auditório da Cifarma, em Goiânia.

O evento, que teve como tema “Consciência de Qualidade: Fazendo a coisa certa”, foi voltado aos profissionais de saúde das áreas assistenciais ou administrativas, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos nas discussões relacionadas à qualidade e segurança do paciente, difundindo e desenvolvendo essa cultura dentro das instituições, com o intuito de reduzir danos e efeitos adversos decorrentes da assistência à saúde.

O simpósio reuniu também profissionais renomados para abordar diversos temas como o projeto “Paciente Seguro”, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), ligado ao Ministério da Saúde; e a metodologia utilizada na avaliação para a conquista da acreditação, por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), por exemplo. Outro ponto alto foi a realização de oficina de coleta de indicadores da segurança do paciente, e de indicadores em projetos de melhoria, observando o cenário do mercado e desafios para qualidade.

Para Marcela, participar deste simpósio foi “uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências com vários outros profissionais engajados no processo de gestão da qualidade e segurança do paciente. Pude perceber que as dificuldades são as mesmas para todos, mas o sucesso é para aqueles que, além de não desistirem, estão sempre em busca de novas estratégias”, refletiu. Já para Thays, este evento foi extremamente satisfatório pois “promoveu um ótimo momento para o aprendizado e aperfeiçoamento de nossas habilidades, além da atualização de conhecimentos e expansão do networking, feitas a partir do compartilhamento de experiências de cada um dentro das unidade”, concluiu.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.