A função de um plano de saúde vai muito além de oferecer atendimento médico adequado. Para alcançar resultados satisfatórios e positivos, é preciso realizar o cuidado com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes. Dentro da Paraná Clínicas, existe um setor responsável por desenvolver ações voltadas para promoção de saúde, prevenção de doenças e gerenciamento de casos crônicos e complexos: o PRIORI. Em 2019, o setor realizou mais de 15,6 mil atendimentos presenciais, o que representa aumento de 12,8% em relação ao ano anterior.
O serviço é composto por 12 programas com linhas de cuidado específicas para diferentes grupos, como crianças, idosos, hipertensos, gestantes e obesos, entre outros. “Com o PRIORI, conseguimos fazer a gestão da saúde do paciente de forma integrada, além de reforçar a segurança assistencial e melhorar a adesão ao tratamento proposto, o que nos leva, consequentemente, a desfechos clínicos mais eficientes e ao uso racional dos recursos de saúde”, indica a coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clinicas, Dra. Caroline Caldeira (CRM-PR 28.654, RQE 17.055).
O sucesso do PRIORI foi motivado por um conjunto de fatores, entre eles a conscientização do corpo clínico sobre a importância dos programas, a implementação de novas metodologias, indicadores mais precisos e novas metas de trabalho. “Construímos um setor ainda mais preparado para atender as demandas de saúde dos pacientes, porque passamos a avaliar com mais precisão se estamos gerando o impacto positivo esperado, o que nos permite fazer melhorias contínuas e implementar novos tratamentos ou programas sempre que necessário”, completa Dra. Caroline.
O desempenho também foi impulsionado pela criação de novos produtos, como o Teleatendimento do PRIORI, que conta agora com uma equipe exclusiva para monitoramento remoto dos pacientes, agendamento de consultas e orientações de saúde em geral. A mudança gerou aumento de 58,23% no volume de atendimentos telefônicos, passando de 18 mil em 2018 para 28,5 mil no ano passado.
“Implementamos também a consulta de enfermagem, que oferece o aconselhamento para o aleitamento materno e puericultura, que são as orientações dos primeiros cuidados com o bebê logo após o nascimento”, aponta Dra. Caroline. Além disso, houve intensificação das ações nas empresas clientes, com a promoção de palestras in company personalizadas de acordo com demandas individuais. “Impactamos mais de 3,4 mil pessoas em 131 dessas ações presenciais ao longo de 2019”, completa.
Mais Programas
A Paraná Clínicas adicionou ao menu do PRIORI o programa “Meu Cuidado”, que tem como objetivo acompanhar pacientes de alta complexidade, como os oncológicos, com doença renal crônica que necessitam de diálise, aqueles que usam medicamentos imunobiológicos em reumatologia e neurologia ou bebês prematuros e pacientes em home care. “Esse programa permite o gerenciamento mais efetivo dos recursos utilizados. Não no sentido de regular o uso do plano de saúde, mas para identificar pioras clínicas que geram custos maiores e entender como resolvê-las e até mesmo evita-las no futuro”, explica Dra. Caroline.
Outros dois serviços receberam reforços ao longo de 2019. O “Meu Médico”, baseado em Medicina de Família, oferece uma visão global do paciente e enfatiza a importância do seu papel no sucesso do tratamento. O “Gestar Bem”, composto pelo pré-natal, consultas de enfermagem, aconselhamento em aleitamento materno e curso para gestantes, cresceu 26% em relação ao ano anterior e atendeu, em média, 409 futuras mamães por mês. Nosso sonho é que todas as clientes gestantes da Paraná Clínicas participem do programa. Por isso, para aumentar a adesão, investimos em campanhas periódicas para rastreio de exames com Beta HCG positivos e inscrição das pacientes no Gestar Bem”, completa Dra. Caroline.
Conheça os outros programas do PRIORI:
– Bate Aqui: promove o gerenciamento de pacientes que necessitam de cuidados clínicos mais intensivos em cardiologia;
– Programa de Emagrecimento: voltado para o tratamento multidisciplinar de pacientes com sobrepeso e obesidade;
– Bem Saudável: monitora pacientes com hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (colesterol alto);
– Apague Essa Ideia: incentiva o tratamento da dependência à nicotina e conscientiza sobre os malefícios do tabaco;
– Viva Mais, Viva Melhor: atende, com um olhar diferenciado, as necessidades específicas dos clientes com mais de 59 anos de idade;
– Tá Na Mesa: estimula, de forma lúdica, a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis em crianças entre 06 e 12 anos;
– Prevenir: indica a realização de exames de detecção precoce de câncer de mama, próstata, colo do útero e colorretal;
– Em Frente: acolhe e orienta o cuidado continuado de pacientes que receberam alta de internamento psiquiátrico;
– Nosso Momento: orienta o uso de métodos anticoncepcionais de longa duração, cirurgias de vasectomia ou laqueadura tubária.