O Movimento Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado e engajamento cívico, acaba de anunciar o lançamento do projeto “Tamo Junto na Vacinação”, para convocação e capacitação de voluntários civis não técnicos, com o objetivo de dar suporte às equipes municipais de saúde de diversas regiões do país. A iniciativa conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para negociação com os municípios.
Os voluntários não precisam ter formação ou capacitação técnica. Todos atuarão em unidades de saúde, em atividades como checagem de documentos, confirmação de agendamentos e ponto de apoio para pessoas que não estavam agendadas. A operação acontece durante os dias de maior fluxo de acordo com cada município.
A equipe do Transforma Brasil realiza um treinamento remoto, por videoconferência, para orientar os voluntários em suas atividades. A carga horária é de 6 horas diárias de trabalho, com direito a vale refeição em algumas cidades.
“Temos uma plataforma nacional de captação e mapeamento de voluntários, essa é a nossa missão. Utilizaremos essa capilaridade para angariar pessoas para trabalhar nas unidades de saúde regionais, dando descanso para os profissionais de saúde que estão nessa batalha há mais de um ano”, explica Fábio Silva, idealizador do Transforma Brasil.
A campanha já conseguiu mapear mais de 150 voluntários em Recife (PE), onde fica a sede do movimento, que estão dando suporte a quatro unidades de saúde da capital pernambucana.
Os interessados podem consultar as localidades e se cadastrar pelo site www.transformabrasil.com.br.
Até o momento, cerca de 221 municípios de 27 estados já contam com uma rede mobilizada de voluntários. Para aderir à campanha, as cidades devem manifestar interesse por meio do formulário bit.ly/39RKSj4. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: juntosnaluta@transformabrasil.com.br.