Há um ano, em um hospital em Calais, na França, o cavalo Peyo conheceu Eva, uma menina de 7 anos em tratamento contra o câncer. Eles se tornaram grandes companheiros, e ela aprendeu a fazer alguns cuidados em Peyo, como trançar crina e cuidar dos cascos. Esse é apenas um dos pacientes que conheceram o cavalo e que se encantaram com sua presença inusitada no hospital.
A bióloga Roberta Bonaldo e os cinegrafistas João Paulo Krajewski e Cristian Dimitrius embarcaram para a França e trouxeram essa matéria, que foi veiculada no último Domingão do Faustão.
Peyo é um cavalo que visita pacientes em hospitais e asilos da França. Acostumado a esse ambiente, Peyo anda pelos corredores do hospital e até sobe pelo elevador, atraindo a atenção de pacientes e funcionários.
“Essa foi uma das matérias mais impressionantes que já fizemos. Esse animal é uma celebridade nos hospitais que visita! Fora isso, Peyo visita pacientes muito doentes em seus quartos, e cada visita de Peyo é cheia de emoção e alegria. Ele é bastante sensível, se aproxima voluntariamente de cada paciente, e, com calma e gentileza, oferece carinho e conforto à pessoa”, afirma Roberta Bonaldo.
O dono do cavalo é Hassen. Ele é artista e faz números de dança e acrobacia com cavalos. O trabalho que ele faz em hospitais com Peyo não é remunerado, mas Hassen conta com o apoio de seus patrocinadores, que se sensibilizaram com a dedicação da dupla.
A maior parte das imagens da reportagem foi feita com equipamentos Canon. Roberta Bonaldo e João Paulo Krajewski são parceiros da empresa japonesa que cede equipamentos para que os biólogos tenham o melhor em mão para contar as histórias mais inusitadas e emocionantes espalhadas pelo mundo.
Neste link é possível assistir a matéria completa: http://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/episodio/2019/04/21/videos-do-episodio-de-domingao-do-faustao-de-domingo-21-de-abril.ghtml?fbclid=IwAR10JJA4pa5VLKFEjxj7VjDtdYoWL30ShmQVoFNDGxQEg5zKgBgxmwXyt4I