Projetos implementados pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês são diferenciais no AME Interlagos

Desde que assumiu a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades Interlagos (AMEI), há 10 anos, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) aproximou ainda mais a unidade com os moradores da região, cuja população estimada ultrapassa 1 milhão de pessoas e compreende as regiões da Capela do Socorro, Parelheiros e Engenheiro Marsilac, na zona sul da capital paulista.

Por meio de ações de melhoria contínua a unidade conquistou a certificação de excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o mais alto grau concedido pela instituição.

“Há pouco mais de um ano, iniciamos o projeto de experiência do paciente com a inclusão dos usuários nas reuniões que fazemos a cada dois meses, para recebermos sugestões de melhorias de acordo com as necessidades dos moradores da região. Dessa maneira, podemos desenvolver programas e iniciativas mais assertivas para os pacientes do AME. Fazemos também pesquisas de satisfação para mensurar o resultado dessas melhorias”, explica Renata Martello, gerente médica da unidade.

Principais programas:

AME-SE

Voltado para a promoção e prevenção em saúde, o programa foi criado em outubro de 2021 para oferecer educação em saúde relacionada a alimentação saudável e exercícios físicos funcionais, por meio de grupos que envolvem a comunidade, além de colaboradores, seus familiares e conhecidos.

São grupos de pessoas que se reúnem, uma vez por semana, durante dois meses. Antes do início são avaliados indicadores, como índice de massa corpórea (IMC), hábitos alimentares e qualidade de vida para serem comparados na fase final. Depois os participantes são incorporados ao grupo de manutenção, que permanecem abertos para continuidade, com frequência bimestral.

De maneira geral, os resultados apontam melhorias de 100% dos participantes na mudança dos hábitos alimentares, 75% no IMC e 53% na variação da funcionalidade.

Colhendo Frutos

Iniciado em fevereiro de 2021, o projeto tem como objetivo estimular o consumo das frutas cultivadas na própria unidade, que conta com 10 árvores frutíferas (caqui, jaca, abacate, amora, manga, pitanga, goiaba, pêra, caju e jabuticaba), além do que é produzido na horta do ambulatório, onde os colaboradores cultivam temperos e ervas variadas.

O espaço é organizado pela própria unidade para oferecer aos colaboradores receitas sustentáveis com as frutas e chás cultivados nas áreas externas, que também realiza oficinas para ensinar o preparo de receitas, além de orientações sobre as informações nutricionais de cada ingrediente.

AME Mais

O programa, que teve início em outubro de 2019, realiza cirurgias de catarata, exames oftalmológicos e tratamentos de doenças de retina em diabéticos e idosos. O protocolo foi desenvolvido pela gestão da unidade em conjunto com a equipe multiprofissional. Mensalmente, são realizadas 40 cirurgias de catarata, 25 procedimentos de injeções intravítreas e 40 sessões de fotocoagulação, além dos exames diagnósticos.

Mutirão de Oftalmologia

O AME Interlagos também participa do mutirão de oftalmologia promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, a fim de contribuir com a redução da fila de espera para procedimentos oftalmológicos no estado. No total, já foram 480 cirurgias realizadas durante o mutirão, nos últimos dois anos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.