Próxima edição do +Saúde oferece inclusão social de pessoas com baixa visão em São Paulo

A deficiência visual é a que mais afeta pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de indivíduos vivem com baixa visão ou cegueira. Para que uma pessoa possa ser diagnosticada com baixa visão, é preciso que a sua acuidade visual esteja abaixo dos 30% no melhor olho. Pensando em mais de 6 milhões de brasileiros diagnosticados com baixa visão, a nova edição do +Saúde, em parceria com a iniciativa Bengala Verde e o Grupo Retina, promoverá ações que beneficiam as pessoas que vivem com esse problema.

A baixa visão é caracterizada por problemas que não podem ser resolvidos com óculos ou cirurgias, e acaba afetando diversas atividades comuns, como caminhar sozinho, reconhecer rostos, dirigir, cozinhar ou até praticar esportes. Como essas pessoas não são cegas e geralmente têm aparência absolutamente normal, muitas vezes sofrem preconceito nas ruas, no metrô e no trabalho. Por isso, o Grupo Retina trouxe para o Brasil a campanha Bengala Verde, que se junta ao +Saúde para difundir este instrumento de cor específica para identificar os portadores de baixa visão, servindo para orientação, mobilidade e inclusão social. A instituição irá distribuir 100 bengalas verdes para portadores de baixa visão já selecionados.

Além disso, a ação também irá informar sobre o avanço das pesquisas na área, bem como orientar sobre recursos existentes que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com essas doenças. O Grupo apoia pacientes com Doenças Degenerativas da Retina como a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher e demais distrofias da retina de caráter hereditário.

E ainda, exibindo a tecnologia a favor da sociedade, esta edição levará aos visitantes a demonstração do OrCam MyEye, dispositivo inovador produzido por uma empresa israelense que lê e identifica pessoas, cédulas, textos, embalagens, para melhorar a qualidade de vida de cegos e portadores de baixa visão.

O +Saúde é uma iniciativa do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaude – Fiesp) que, com o apoio de parceiros, promove a informação como forma de prevenção de riscos à saúde. A nova edição acontece neste sábado, dia 18 de agosto, das 9h às 12h30, na calçada da Fiesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.