“É com imenso prazer que falo sobre essa belíssima profissão no dia de hoje, por ocasião do Dia do Psicólogo. Nós temos a grande missão de ajudar o outro”, frisa a coordenadora de psicologia da Casa de Saúde Saint Roman do Rio de Janeiro (RJ), Fernanda Rodrigues.
Segundo ela, cada psicólogo na Casa de Saúde Saint Roman trabalha na sua linha psicoterápica: Psicanálise, Gestalt-terapia, Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia de Família Sistêmica. Através dessas abordagens, dessas técnicas psicoterápicas é possível ajudar aos pacientes da Clínica e suas famílias. Geralmente essas pessoas buscam o trabalho do psicólogo num momento de crise, num momento onde um não consegue ajudar ou cuidar do outro e nem de si próprio.
“Para nós é uma oportunidade de podermos, junto com eles, dar uma segunda olhada ou revisitada em toda a sua história de vida. Muitas vezes essas famílias passam por situações muito marcantes e profundas, como marcas de separações, de perdas ou pequenas mudanças que elas não conseguiram superar. Daí a importância da terapia psicológica, das terapias psicoterápicas, ou seja, do papel da psicologia”.
Para Fernanda Rodrigues, cabe ao psicólogo ajudar a família e essa pessoa a retomarem o seu crescimento e o seu desenvolvimento, na busca da satisfação em viver. Ou melhor, na busca da tão sonhada saúde mental.
“Com isso, desejo a todos os psicólogos um Feliz Dia do Psicólogo e que possamos todos nós celebrar esse dia com muita alegria e orgulho”.