Puericultura transforma a vida de crianças

Pensando na qualidade de vida e com foco na saúde das crianças de forma integral, o Programa Saúde e Alegria, programa social do Hospital Dom Alvarenga, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP), oferece cuidados especiais para os pequenos com a prática da puericultura, por meio do acompanhamento de seu crescimento, desenvolvimento físico e motor, aprendizagem, linguagem, vacinação, aspectos emocionais e psíquicos, de forma totalmente gratuita.

De acordo com a Dra. Marina Teramae, pediatra e pneumologista infantil do PSA, a puericultura é a área da pediatria que visa promover a saúde da criança de forma completa, já que a função do especialista vai muito além de tratar doenças, e sim de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança. “Por meio de medidas preventivas, como o estímulo ao aleitamento materno e à alimentação saudável, a prática de atividades físicas, bons vínculos afetivos, busca-se evitar doenças futuras, muito prevalentes em adultos, como obesidade, hipertensão, cardiopatias, depressão etc.”, explica.

Marina reforça que o foco da puericultura é a prevenção, por isso o Programa propõe para as crianças consultas com o pediatra regularmente: duas consultas no primeiro mês de vida; uma vez por mês, até o sexto mês de vida; de três em três meses, até a criança completar dois anos de idade; consultas semestrais dos dois aos cincos anos de vida e consultas anuais dos cinco aos 12 anos de idade.

A consulta de puericultura vai muito além do acompanhamento do ganho de peso e se a criança está crescendo dentro do esperado para sua faixa etária. Durante esse encontro o médico orienta sobre alimentação e seus aspectos, a estimulação neuropsíquica, o ambiente físico onde a criança é criada, o sono, a higiene individual e ambiental, a interação com os pais, irmãos e familiares, o desempenho na escola, as vacinas e outras medidas preventivas, entre outras questões.

O pediatra é fundamental para que a criança cresça e se desenvolva de forma saudável. Por meio dessa atenção especial e cuidado de uma equipe multiprofissional qualificada e envolvida no projeto, o Programa Saúde e Alegria tem ajudado a mudar a vida das crianças atendidas e suas famílias, protegendo a saúde infantil e promovendo o bem-estar físico, mental, emocional e social das crianças assistidas.

Programa Saúde e Alegria (PSA)

Criado em 2003, o Programa Saúde e Alegria tem como objetivo principal proteger a saúde infantil, com foco no atendimento médico multidisciplinar de crianças de 0 a 12 anos. Os atendimentos são gratuitos e contínuos, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

O PSA conta com oito consultórios, sala de espera, brinquedoteca elaborada especialmente ao público infantil e atende nas áreas de pediatria, neuropediatria, pneumologia, alergologia, dermatologia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, psicopedagogia e assistência social. O programa também realiza grupos de terapia com os responsáveis pelas crianças, fortalecendo, assim, o núcleo familiar.

Com o propósito de se manter em constante aperfeiçoamento, o PSA busca recursos externos que auxiliem sua manutenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.