Canjica, bolo, doce de abóbora, gelatina em formato de bandeirinha. O cardápio, típico de festa junina, transformou o dia dos pacientes internados no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), no último dia de junho. A iniciativa faz parte de uma série de ações do hospital, que têm o objetivo de melhorar o bem-estar dos pacientes e aumentar a humanização do ambiente.
“A refeição é um momento de distração para o paciente, um momento no qual ele lembra de casa e da rotina. Então, sempre que possível, buscamos surpreendê-los para que tenham uma experiência agradável e acolhedora”, destaca a nutricionista e gestora do departamento de nutrição do hospital, Patrícia Conter Lara Prehs.
Em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais ou no aniversário do paciente, a equipe de nutrição elabora um menu diferenciado, sempre de acordo com a prescrição médica e particularidade de cada um. A gelatina, por exemplo, foi servida na opção diet para quem não pode consumir doces.
Há pouco mais de um ano, o Hospital planejou, com a orientação de uma chef de cozinha, cardápios que contemplam refeições adequadas às necessidades dos pacientes, preparadas com criatividade e com apresentação diferenciada. “Queremos mudar a percepção de que comida de hospital é sem graça. Um prato belo e preparado com carinho traz efeitos positivos para o paciente. Alguns chegam até a pedir a receita de comidas e bolos que preparamos aqui”, revela a nutricionista.
Além disso, desde que a pandemia da Covid-19 iniciou, os pacientes internados recebem, junto com as refeições, um bilhete com uma mensagem motivacional. A ação vem encantando a todos e muitos pacientes devolvem as mensagens com agradecimentos e novas recados para a equipe. “A gestão centrada na pessoa permeia todos os setores do Hospital e repercute de forma muito positiva, tanto para os pacientes como para os colaboradores”, comenta o diretor geral do Hospital Marcelino Champagnat, José Octávio Leme Neto.