Recepção Digital e os benefícios para as instituições de saúde

O conceito de “saúde digital” tem se tornado bastante popular e está incluído no planejamento da grande maioria das instituições de saúde. Prontuários eletrônicos e sistemas de gestão têm sido cada vez mais utilizados em hospitais brasileiros. No entanto, para que a jornada do paciente seja ainda mais completa e conectada, a as recepções (internação, pronto socorro, ambulatório, exames laboratoriais e imagens) surgem como pontos de partida na concepção de uma instituição totalmente digital.

Segundo estudo da International Data Corporation, o investimento em tecnologias no setor da saúde na América Latina deve atingir US$ 1.931 milhões até o fim deste ano. Uma parte significativa deste investimento passa pelas portas de entrada destas instituições.

“Parte dos processos já são digitais em muitos hospitais brasileiros, mas o paciente ainda tem de trazer documentos e assinar formulários (guias e termos, por exemplo) atrasam e complicam o processo de admissão e faturamento. Já nas recepções, isso pode ser filtrado, com a captura dos documentos e assinatura biométrica do paciente nos formulários exigidos pela instituição.”, explica Genilson Cavalcante, CEO da Green Soluções Sem Papel.

Com os processos simplificados, a vantagem em ter uma recepção digital, além de reduzir custos com emissão de papel, é a rapidez na admissão dos pacientes. A recepcionista, que antes imprimiria documentos para a assinatura, não terá que gerar novos documentos físicos. E o resultado disso é um atendimento rápido e a realização de todos os procedimentos necessários de forma digital, ao longo do atendimento do paciente.

Tudo isso é realizado através de aplicações, algumas delas integradas nativamente com os sistemas de gestão hospitalar (HIS). Eles realizam uma função fundamental com a captura e armazenamento de todos os documentos trazidos pelo paciente ou gerados pelo HIS para assinatura e indexando as principais informações do documento, integrando-se totalmente com o HIS da unidade de saúde.

Hoje, no Brasil, cerca de 30% dos estabelecimentos de saúde possuem a manutenção das informações dos pacientes somente por um sistema eletrônico.

“Através da tecnologia é possível contribuir para redução em 67,2% dos custos envolvendo impressão e guarda de papel, se considerarmos vários processos. Por isso, começar pela recepção é tão importante”, completa Cavalcante.

Redação

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