Rede Mater Dei de Saúde: parceria consolida referência no atendimento a pacientes com AVC

A Rede Mater Dei de Saúde, de Belo Horizonte (MG), é referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares e possui uma Unidade Cardiovascular (UCV) composta pelas Unidades Coronariana, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar de alta complexidade, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar.

O Mater Dei Santo Agostinho e o Mater Dei Contorno firmaram uma parceria pioneira com a Iniciativa Angels, que tem como objetivo aumentar o número de centros capacitados para tratamento de AVC. A iniciativa oferece aos hospitais consultoria e técnicas que visam mapear as oportunidades de melhoria, implementar novos protocolos e fornecer treinamentos para as diversas áreas envolvidas no atendimento do AVC.

O AVC é a segunda causa de mortes no mundo e a principal causa de incapacidade no adulto. De acordo com dados da Organização Mundial do AVC, uma em cada quatro pessoas terá essa condição ao longo da vida. O reconhecimento dos sinais do AVC e a busca imediata por atendimento médico podem salvar vidas e evitar sequelas graves, por isso, é de suma importância que os profissionais que recebem esses pacientes estejam muito bem treinados.

Para serem certificados, os hospitais da Rede passaram por diversas etapas: a equipe Angels fez uma visita diagnóstica para mapear o fluxo de atendimento do AVC em cada um dos hospitais da Rede; depois do relatório, foram escritos os protocolos com base nos guidelines internacionais e organizado o fluxo de atendimento; os treinamentos foram iniciados com todas as equipes incluindo as assistenciais, médicos, administrativos e de apoio como recepção, portaria e higienização. Por fim, os hospitais foram avaliados durante seis meses por meio dos indicadores de desempenho. Os dois hospitais atingiram padrões internacionais de qualidade no atendimento de AVC. Os hospitais que concluem todas as etapas da Iniciativa Angels, recebem uma strokebag e a placa de finalização. A strokebag, ou mala de AVC, contém em um único lugar todas as medicações necessárias ao atendimento além dos documentos de suporte. Isso assegura que todos os materiais, medicamentos e equipamentos necessários, estejam facilmente disponíveis, auxiliando na padronização do tratamento do paciente.

Mater Dei Contorno é o primeiro hospital privado de Belo Horizonte a receber a certificação “strokeready” 

O Hospital Mater Dei Contorno é um dos melhores hospitais Angels do mundo. O Angels Awards é uma premiação que acontece trimestralmente e certifica os melhores hospitais Angels do mundo a partir da avaliação dos indicadores de desempenho. Esse prêmio, chancelado pela World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC – WSO) e Sociedade Iberoamericana de Doença Cerebrovascular – SIECV, comprova que somos uma referência para o atendimento ao AVC.

A Rede investe constantemente em tecnologias para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pelo AVC. O método de diagnóstico utiliza um software de inteligência artificial, o Rapid, que faz o processamento da imagem e ajuda na definição do melhor tratamento para o paciente acometido pelo AVC. Todo este suporte faz com que  os pacientes possam ser tratados numa janela estendida, ou seja, sem o software o paciente com AVC só poderia receber tratamento em até seis horas, mas com a tecnologia, se estende para até 24h após o início dos sintomas. Isso significa mais chance de salvar vidas e evitar sequelas.

Software RAPID

O Rapid permite avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidades de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. Com a aquisição do Rapid, a equipe tem condições de definir a área cerebral que está em sofrimento, mas que ainda se encontra na  penumbra isquêmica, o estágio onde ainda não houve morte neuronal e que, com a intervenção adequada no tempo adequado, pode ser recuperada.

Iniciativa Angel’s

O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC, oferecendo aos hospitais ferramentas que visam mapeamento das oportunidades de melhoria, suporte para implementação e manejo de protocolos, treinamento para as diversas áreas envolvidas e materiais para conscientização de pacientes. Todas elas totalmente adaptáveis às necessidades de cada serviço.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.