Rede Universitária de Telemedicina anuncia o lançamento do SIG Universitári@s da Saúde

101

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em operação há 14 anos, acaba de anunciar a criação do Grupo de Interesse Especial (SIG, no inglês) Universitári@s da Saúde, o primeiro coordenado por alunos universitários, sob orientação de professores, cujo objetivo é preparar as novas gerações, que ainda estão em formação, para compreenderem e se familiarizarem com o tema saúde digital, com foco em Telemedicina e Telessaúde.

Os encontros, totalmente online e gratuitos, serão realizados na primeira segunda-feira de cada mês, às 20h, com apresentação de especialistas que são referências no tema. Já fazem parte da iniciativa as instituições Unicamp, Uniube, UFU, Uepa, Ufes e UFSM, e a primeira edição está prevista para segunda-feira, 6 de julho.

“A principal motivação do grupo é a de aprender de forma conjunta com os maiores nomes de inovação em saúde, tanto nacionalmente como internacionalmente. Esse ambiente pode propiciar uma troca entre professores e discentes que estimula a criação de programas inovadores da saúde, e utilizando as ferramentas digitais não há barreiras geográficas para que esse networking ocorra”, explica David Cirigussi Rodrigues de Paula, coordenador suplente do projeto na Unicamp.

A expectativa é que o grupo possa despertar o interesse nacional e auxiliar, também, em outras demandas de prevenção e promoção da saúde. A ideia de criar o SIG partiu do programa Orienta COVID, criado por alunos da Unicamp para orientar os pacientes em relação à Covid-19. O sucesso da iniciativa, a observação do interesse do público por inovação em saúde e a importância do tema para a saúde brasileira motivaram a criação do SIG Universitári@s da Saúde.

“Os professores têm o papel fundamental na formação dos alunos. São eles que ensinam a procederem conforme os protocolos científicos e a postura ética necessária na orientação da comunidade. E, @s universitári@s com sua disponibilidade, criação e inovação transformam o conhecimento em atuação na prática com a comunidade. Inclusive, fazendo a integração com outras faculdades, como as de ciência e engenharia da computação, na definição e no desenvolvimento de plataformas adequadas, gerando também gráficos de atendimento, conforme os protocolos”, comenta Luiz Ary Messina, coordenador nacional da RUTE.

Para universidades com cursos na área da saúde interessadas em participar, basta solicitar em Procedimento de Participação em SIG: url.rnp.br?RCC-SIG-Participacao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

20 − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.