Reumatologistas realizam live sobre fibromialgia nesta quarta-feira (30)

As reumatologistas Danielle Resegue e Taciana Stacchini do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realizam nesta quarta-feira (30), às 18h, a live ‘Fibromialgia: diagnóstico, tratamento e cuidados’, no perfil do Iamspe no Facebook. O objetivo é sanar dúvidas sobre a síndrome e indicar ações para amenizar os sintomas dela. A transmissão encerra a sequência de lives sobre enfermidades reumáticas.

De acordo com a Dra. Danielle, a fibromialgia é caracterizada por dores em todo o corpo, cansaço, sono não reparador, além de quadros de ansiedade, depressão e alterações intestinais. “As mulheres são as mais atingidas pela síndrome. Os primeiros sintomas costumam se apresentar depois de trauma físico ou psicológico que tenha grande impacto na vida dessa pessoa. É preciso estar atento ao corpo e aos incômodos persistentes”, destaca a reumatologista.

O diagnóstico de fibromialgia é clínico, sem necessidade de exames laboratoriais. A identificação da síndrome auxilia na agilidade do início do tratamento. A terapia medicamentosa é feita com antidepressivos, anticonvulsivantes, analgésicos. A médica Taciana destaca que a fibromialgia atinge mais as mulheres, principalmente as entre 30 e 60 anos. “Os pacientes procuram o hospital depois de três meses ou mais de convívio com os sintomas. Por isso, precisamos pensar em diversas ações para minimizar os sinais da síndrome e resgatar a qualidade de vida da pessoa o mais rápido possível”, comenta a médica Taciana que indica a prática regular de exercícios para abrandar as dores fortes e constantes.

LIVES SOBRE SÍNDROME E DOENÇAS REUMÁTICAS – Durante os meses de maio e junho o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realizou lives sobre síndromes reumáticas. As transmissões ao vivo foram feitas com objetivo de conscientizar a população sobre as doenças reumatológicas e reforçar a importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida do paciente. Os temas dos vídeos anteriores foram Lúpus e Espondilite Anquilosante. Assista no link: bit.ly/3x6EEFt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.