Robótica Ortopédica será debatida no Congresso Sul brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

De 9 a 11 de junho, Florianópolis (SC) recebe o XXII Congresso Sul brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (Sulbra 2022). Um dos destaques será o simpósio “Robótica Ortopédica – Descobertas e Tendências em Artoplastia de Joelho”, com o Dr. Mauro Meyer, especialista em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Joelho e Quadril (CREMERS 13250).

A palestra, dia 10 de junho, às 12h, na sala 2 – Ilha Terceira, será sobre o ROSA® Knee System, um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho. Com mais de 130 cirurgias já realizadas no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), há um melhor pós-operatório imediato dos pacientes, que recebem alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, com apoio total da perna operada.

Segundo o Dr. Meyer, o que antes era realizado de certa forma empírica, passou a ser feito cientificamente, calculado por uma inteligência artificial com participação ativa na cirurgia, porém, todas as decisões e manejo cirúrgico continuam sendo do cirurgião. “O perfeito posicionamento dos componentes da prótese e o balanço ligamentar que se consegue, equiparando o espaço de flexão com o espaço de extensão, nos dão um pós-operatório imediato muito bom. Notamos uma naturalidade do movimento e tensão apropriada. Sabemos que a longevidade de uma prótese depende muito do bom posicionamento dos componentes e também de um balanço ligamentar adequado. Outro fator é uma boa técnica de cimentação. E o grande sucesso da técnica é que os dois primeiros fatores são feitos com uma combinação entre o cirurgião e o robô, já a cimentação continua sendo exclusiva do cirurgião – o robô é um auxiliar, que faz a diferença no resultado da cirurgia”, explica.

Informações e inscrições: sulbra2022.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.