Em 18 de fevereiro é o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada. Publicado no Diário oficial no final de 2021, essa data foi definida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico – Facial e pela Sociedade Brasileira de Pediatria e tem como objetivo promover ações de conscientização e de esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças traqueostomizadas, sensibilizando profissionais da saúde, pais, responsáveis e familiares sobre a importância no atendimento multidisciplinar dessas crianças para a diminuição do risco de complicações e morte.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocação de uma cânula na traqueia liberando as vias aéreas para permitir a respiração. É uma alternativa para estabelecer a respiração de pacientes que apresentam obstrução à passagem de ar na laringe.
No Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, a cada 100 crianças intubadas em UTI, duas precisam de traqueostomia para dar continuidade ao tratamento. “Nossa missão é atender tanto crianças que precisam de traqueostomia como também dar todo o suporte necessário para aquelas que apresentam algum grau de dificuldade respiratória e de deglutição”, explica Dra. Saramira Cardoso Bohadana, otorrinolaringologista e coordenadora do Programa Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil.
O Programa Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil compreende uma equipe multiprofissional especializada por pneumopediatra, gastropediatra, fonoaudióloga, nutróloga e otorrinolaringologista especialistas de vias aéreas.
No ano passado, o Sabará alcançou uma marca muito importante. Das 114 crianças tratadas no Programa Aerodigestivo, 95% delas estão com o pescocinho livre, ou seja, sem a traqueostomia permitindo que elas retomem, aos poucos, as suas atividades diárias.
“Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de vida para essas crianças e suas famílias, para ir para a escola, reabilitar a fala e deglutição, promover o desenvolvimento neuromotor, praticar esportes e ter uma vida normal. Por isso, temos muitos motivos para celebrar e agradecer a esse dream team de profissionais engajados nessa missão. Esperamos que essa taxa de pescocinhos livres continue crescendo”, conclui Dra. Saramira.
Para ajudar pais e responsáveis no cuidado da criança com traqueostomia, a equipe do Programa Aerodigestivo do Sabará Hospital infantil desenvolveu uma cartilha com orientações muito importantes para o dia a dia. O material está disponível de maneira gratuita pelo link: www.hospitalinfantilsabara.org.br/centro-de-excelencia-e-servicos/programa-de-via-aerea-complexa.
Por telemedicina, crianças de fora de São Paulo podem receber o atendimento inicial, facilitando o acesso à informação e aos primeiros cuidados. Após o cadastro da teleconsulta com o Aerodigestivo, um Enfermeiro Navegador entrará em contato com o solicitante para programar o agendamento da consulta. O Enfermeiro Navegador, outro diferencial do Programa, tem um papel muito importante na jornada da criança na Instituição – ele garante uma melhor experiência para pais e crianças, sendo um importante elo entre a família e a Instituição.