Ao buscar um serviço de saúde, o paciente não deseja apenas a resolução de uma dor ou problema. Por se tratar de um momento muito delicado, ser acolhido e ouvido tornam a internação mais fácil de ser enfrentada. Se para um adulto estar hospitalizado causa insegurança e ansiedade, para uma criança pode ser traumatizante.
Pensando numa jornada humanizada de atendimento dos pequenos pacientes, o Sabará Hospital Infantil conta com uma Rede de Humanização composta por cerca de 20 profissionais, de diversas áreas, responsável por promover ações focadas no bem-estar e de um cuidado marcado pela empatia.
Nesta Páscoa, a Rede de Humanização organizou diversas ações para os pequenos pacientes, pais e Cuidadores, que encantaram e trouxeram momentos de descontração e alegria para todos. Entre elas, estão:
- Oficinas de decoração de ovinhos de Páscoa para os pacientes internados
- Visita dos personagens Pernalonga e Lola ao PS e andares de internação
- Entrega de kits de Páscoa e sonequinhas feitas pelos Voluntários da Instituição
- Visita do Pronto-Sorrir com a presença das personagens Chapeuzinho Vermelho e o Peter Pan, como auxiliares do Coelho da Páscoa. Eles anotaram os desejos das crianças e decoraram a Árvore dos Desejos, localizada na entrada do PS
- Visita do Capelão José Roberto, que circulou pela Instituição oferecendo benção de páscoa para os pais que desejaram
- Entrega de chocolates para as crianças, com toda a orientação e cuidado do Serviço de Nutrição e Dietética
“Além da entrega dos presentinhos, foram feitas fotos para os pais como uma maneira de descontrair. Para nós, trazer o espírito da Páscoa para as crianças que estão em tratamento no Sabará e oferecer um espaço lúdico é muito importante, pois reforça o real significado da Páscoa que é renascimento, vida nova e esperança”, explica Caroline Sanches, Coordenadora do Voluntariado do Sabará Hospital Infantil.