Samaritano Botafogo é primeiro da América Latina com quatro certificações de excelência em robótica

769

O Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), vai encerrar o ano de 2019 com chave de ouro: a instituição – referência de medicina de alto padrão no país – acaba de se tornar a primeira da América Latina a obter quatro selos de acreditações pela Surgical Review Corporation (SRC) de excelência em cirurgia robótica.

Ricardo Periard, diretor-executivo do Samaritano Botafogo, explica que o hospital foi submetido a um rigoroso processo de inspeção para alcançar a marca da certificadora, que concedeu à unidade os quatro selos de excelência em Cirurgia Robótica, Anestesia Especializada – Cirurgia Robótica, Urologia e Cirurgia Minimamente Invasiva. “O Samaritano Botafogo é pioneiro no Rio de Janeiro na área, logo, possui a maior experiência nesse tipo de procedimento, que exige altíssima capacitação médica. As certificações garantem aos pacientes que a instituição segue rigorosos padrões internacionais”, informa.

Periard observa ainda que o Samaritano Botafogo atua com o mais moderno centro cirúrgico em robótica e conta com a versão mais atual do Robô da Vinci – a Xi -, que proporciona maior mobilidade e melhor definição de imagens para os médicos durante as cirurgias. “Na metodologia da certificação da SRC, todos os profissionais de saúde envolvidos em cada área dos programas foram avaliados. Além disso, as instalações da instituição também foram rigorosamente vistoriadas pela certificadora”, diz.

Em 2012, o Samaritano Botafogo foi a primeira unidade hospitalar do setor privado no Rio de Janeiro a adotar essa tecnologia. Desde então, já realizou mais de 800 cirurgias robóticas. O equipamento é empregado em procedimentos urológicos, ginecológicos, digestivos, torácicos e de cabeça e pescoço.