O Centro de Formação em Cirurgia Robótica, da Santa Casa de Porto Alegre (RS), promoveu na quarta-feira (14) a cerimônia de conclusão de três novas turmas do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica da instituição. Foram 100 novos cirurgiões capacitados para realizar operações assistidas por robôs com treinamento realizado por meio do uso da mais alta tecnologia em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Com dois anos de atividade, o Centro de Formação já conta com mais de 180 profissionais capacitados na instituição.
“A formação desses novos cirurgiões robóticos é mais um marco importante para o trabalho desenvolvido dentro do nosso Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter. São profissionais que agora levam o conhecimento e a prática adquirida na Santa Casa para todo o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina, garantindo maior qualidade e segurança assistencial para os pacientes”, destacou o diretor Médico e de Ensino e Pesquisa, Antonio Kalil. Além de profissionais de Porto Alegre, as turmas também contaram com cirurgiões com atuação nos municípios de Passo Fundo, Santa Rosa, Pelotas, Erechim e Cruz Alta, além de Criciúma, em Santa Catarina.
Criado em 2021, o Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa é coordenado pelo cirurgião Andre Bigolin, já formou cinco turmas e conta com outras duas em andamento. É responsável pelo ensino teórico e prático para todos os níveis de formação médica, desde acadêmicos até cirurgiões robóticos já certificados. Também já proporcionou importantes avanços para Instituição, trouxe resultados, visibilidade e, principalmente, a capacitação de cirurgiões com uma tecnologia de ponta, conferindo aos pacientes toda a segurança e excelência em procedimentos minimamente invasivos.
Todos os cursos do Centro de Formação em Cirurgia Robótica com inscrições abertas podem ser conferidos no site ensinoepesquisa.santacasa.org.br.