Santa Casa de Porto Alegre inaugura Multicentros em espaço diferenciado

Foto: Rogério Brandão/Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

A fim de desenvolver estratégias para minimizar o déficit que os atendimentos para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) geram à instituição, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) inaugurou nesta quinta-feira (5), o Multicentros. Localizado em um ambiente diferenciado de 590 m², os pacientes têm facilidade de acesso ao local direto do estacionamento, agendamento de consultas e procedimentos no local – além de central de autorizações própria -, possibilitando a realização de procedimentos ambulatoriais no mesmo dia da consulta.

O Multicentros da Santa Casa é composto pelos serviços a seguir:

Centro de Odontologia – Cirurgia e Reabilitação Bucomaxilofacial: com uma nova área estruturada, presta atendimento a pacientes particulares e de convênios hospitalares e odontológicos, atuando em todas as especialidades da odontologia, com ênfase em cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, implantodontia e ortodontia e ortopedia facial. Voltado tanto adultos quanto para crianças e adolescentes, conta com a segurança hospitalar para a execução de procedimentos sob anestesia local ou geral.

Centro de Medicina Cérvico Facial: integrado por cinco consultórios médicos e duas salas cirúrgicas e sala de recuperação com dois leitos, oferece atendimento multidisciplinar em cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, dermatologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição, oftalmologia e pneumologia/medicina do sono. O serviço possui ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e alterações estéticas da face e pescoço.

Centro de Nódulos da Tireoide: voltado para pacientes com nódulos de tireoide achados por palpação, ultrassonografia ou outros exames de imagem, possui atendimento realizado por equipe multidisciplinar integrada por endocrinologista, ecografista e cirurgião de cabeça e pescoço. O local oferece atendimento integral e personalizado ao paciente, dispondo de consulta, ecografia e punção.

Centro de Infusão: um dos principais destaques do novo espaço, se configura como área para aplicação rápida e de baixa complexidade de medicamentos imunobiológicos (subcutâneo e endovenoso), usados nas áreas de reumatologia, dermatologia, neurologia, pneumologia, gastroenterologia, proctologia, entre outras especialidades. Conta com central de autorizações e de agendamento exclusivas, além de oferecer suporte técnico e acompanhamento aos pacientes em tratamento com medicamentos especiais. Em um ambiente exclusivo para esta finalidade – a fim de reduzir o número de infecção hospitalar -, é composto por seis poltronas para aplicação de medicamentos, com tablets individuais com acesso à rede WiFi para entretenimento do paciente enquanto recebe a medicação.

Juliana Matos da Silveira, coordenadora do Multicentros, explica que a criação do espaço contribui para a sustentabilidade de instituição, que, somente em 2017, obteve um déficit de R$ 145 milhões referentes ao subfinanciamento do SUS. “Nosso objetivo é captar pacientes particulares e de convênio, a fim de gerar aumento no resultado econômico da Santa Casa, para que possamos, cada vez mais, seguir com a missão de atender os mais necessitados”, completa Juliana. Vale lembrar que a Santa Casa é regida pela legislação da filantropia, ou seja, destina mais de 60% dos seus atendimentos para usuários do SUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.