Santa Casa de Porto Alegre inicia obra da nova Emergência SUS em Gravataí

Na foto, governador em exercício, Ranolfo Vieira, e superintendente do Hospital, Antônio Weston. Foto: Carol Fornasier

Depois da nova UTI, que tem inauguração programada para dezembro deste ano, mais uma importante melhoria está iniciando no Hospital Dom João Becker. A obra da Nova Emergência SUS teve seu lançamento nesta quarta-feira (3), com a presença da direção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), do prefeito Luiz Zaffalon e de demais autoridades políticas, empresariais e da sociedade civil. A previsão de entrega é de doze meses, sendo que ao final da construção o setor de urgência do Hospital Dom João Becker irá triplicar de área física.

A estrutura irá passar dos atuais 405m² para 1.240m² e dos nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial. Para o diretor geral da Santa Casa de Misericórdia, Júlio Matos, a Nova Emergência SUS do Dom João Becker é um marco para a Santa Casa e para o município de Gravataí. “De nossa parte, vemos mais uma etapa de consolidação de um projeto de fazer do Becker uma referência na cidade e na região, verdadeiramente ampliando e qualificando os processos assistenciais para toda a população, em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, comenta. Júlio Matos também agradeceu os “determinantes apoios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Gravataí, assim como do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e de parlamentares da Bancada Federal Gaúcha, uma soma de esforços que mudará o patamar da saúde do município de Gravataí”.

Para o prefeito, Luiz Zaffalon, o início da obra da Nova Emergência SUS do Dom João Becker reforça o compromisso da instituição com a cidade. “Gravataí precisa de um hospital maior e esta obra representa exatamente isso: a construção de um hospital do tamanho da nossa cidade”, ressaltou.

Como destacou o vereador Alan Vieira, presidente da Câmara Municipal de Gravataí, a ampliação da Emergência SUS representa a efetiva chegada da Santa Casa na comunidade de Gravataí. “É com ela que a comunidade vai conseguir enxergar todo o investimento que já vem sendo realizado pela instituição, mas que agora ficará visível aos olhos da nossa população. A expectativa para usufruir da nova estrutura e dos novos equipamentos já é muito grande dentro da comunidade”, disse.

De acordo com o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antônio Weston, o início da construção é mais uma etapa positiva na qualificação do serviço de saúde em Gravataí. “Atualmente, mais de 80% das consultas em nosso hospital são de pronto atendimento, o que dá dimensão da importância desse serviço para o município”, informa. Em recente prestação de contas pública, realizada na Câmara Municipal, a Santa Casa divulgou que em três anos foram mais de 380 mil consultas no Becker, sendo 313 mil na emergência.

Além do prefeito e demais agentes políticos e empresariais parceiros, Antônio Weston destaca o apoio dos vereadores de Gravataí, que “cederam suas economias para essa obra que tem profundo impacto social”. Ao todo, a Câmara Municipal destinou mais de R$ 3 milhões para a construção, recursos obtidos com a redução de despesas administrativas do parlamento ao longo de 2021. O custo total para a criação da Nova Emergência SUS do Dom João Becker é de R$ 10,6 milhões.

Também prestigiaram o evento o governador em exercício, Ranolfo Vieira, a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, o deputado federal Danrlei de Deus, a deputada estadual Patrícia Alba, o presidente da Câmara Municipal de Gravataí, Alan Vieira, entre outras autoridades e representantes de empresas e entidades do município.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.