Santa Casa de Porto Alegre lança curso básico de cirurgia robótica

Foto: Evandro Leal

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) está com inscrições abertas para o seu Curso de Cirurgia Robótica, no qual os alunos irão desenvolver conhecimentos e habilidades básicas da cirurgia robótica através de aulas teóricas, simulação e in service (treinamento teórico-prático na plataforma robótica em sala cirúrgica).

Recentemente, a instituição gaúcha adquiriu o Robô Da Vinci XI, cuja versão de atualização é a mais moderna do Rio Grande do Sul. “Trata-se de um robô completo, capaz de realizar cirurgias de altíssima complexidade, somando diversos benefícios aos nossos pacientes, como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica”, explica o diretor médico da Santa Casa, Antônio Kalil.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site ensinoepesquisa.santacasa.org.br.

Programação

6 de maio das 18h às 22h – Aula teórica e prática no Centro de Simulação Realística

7 de maio – Simulação de duas horas por aluno (individual) mediante agendamento

8 de maio das 8h às 12h – In service e observação de cirurgia robótica no Robô Da Vinci Xi

Investimento: R$ 5.000,00 parcelado em até 10 vezes

Público-alvo: Acadêmicos de medicina, residentes e médicos interessados na área

Corpo docente

Leandro Totti: graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1995), Especialização em Cirurgia Geral (3 anos) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mestrado em Medicina: Cirurgia (UFRGS – 2000) e doutorado em Medicina: Cirurgia (UFGRS – 2004). Realizou pós-doutorado em NOTES (Natural Orifice Translumenal Endoscopic Surgery – Cirurgia Endoscópica por Orifícios Naturais) e Cirurgia Minimamente Invasiva no Institute for Surgery and Innovation da Case Western Reserve UniversityUniversity Hospitals at Case Medical Center, em Cleveland, Ohio, Estados Unidos (Novembro 2007 a Abril 2008). Atualmente, é Professor Adjunto Nível II do Departamento de Cirurgia da UFRGS, subárea Cirurgia Robótica, e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do HCPA. Tem experiência na área de cirurgia robótica e em treinamento em cirurgia minimamente invasiva.

André Bigolin: graduação em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Cirurgião Bariátrico certificado pela SBCBM/CBCD/CBC. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Cirurgião Robótico, certificado na plataforma DaVinci pela Intuitive Surgical – Sunnyvale, Califórnia, USA. Mestre em Ciências Cirúrgicas (UFRGS). Preceptor do Serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral da UFCSPA/Santa Casa. Diretor Técnico da Clínica Digestiv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.