A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) lançou um pacote de serviços relacionados à Covid-19 direcionados a pequenas, médias e grandes empresas, que envolvem testes diagnósticos, orientações e consultas virtuais. A proposta de levar serviços especializados para empresas já é uma rotina de relacionamento com o mercado da instituição, porém, considerando o cenário atual e que as empresas dos mais variados portes estão sendo impactadas pela pandemia do Coronavírus, a Santa Casa passou a disponibilizar a estas um serviço customizado, compartilhando o conhecimento técnico de seus profissionais a fim de auxiliar na realização dos exames com encaminhamentos e coletas em suas próprias unidades, bem como conduzir eventuais casos de pacientes positivados para a Covid-19.
Além disto, conforme explica o diretor de operações da Santa Casa Oswaldo Balparda, trata-se de uma alternativa de renda para a instituição que acumula, a cada ano, mais de R$ 136 milhões de déficit em decorrência dos atendimentos que realiza para o Sistema Único de Saúde (SUS). “As novas parcerias que passamos a estabelecer a partir dos serviços especializados para as empresas contribuem para que possamos manter os altos volumes de atendimentos SUS que realizamos na Santa Casa, que correspondem, atualmente a 70% de tudo o que realizamos”, explica Balparda.
Os serviços relacionados à Covid-19 disponibilizados pela Santa Casa às empresas se constituem em duas opções de testes de diagnóstico (PCR e teste rápido, com resultados em até 48 horas e 24 horas, respectivamente); orientações – que podem ser virtuais ou presenciais – que envolvem desde a escolha da melhor alternativa de exame, o uso correto de EPIs, a avaliação de formatos de controle de acesso dos colaboradores e clientes na empresa até a definição de afastamento de colaboradores do grupo de risco, além de outros serviços formatados de acordo com a necessidade de cada empresa. “Os exames, que são realizados pelos próprios laboratórios da Santa Casa, são avaliados pelos especialistas do hospital, sem qualquer intermediário externo. Assim, em caso de alguma confirmação de contaminação pelo coronavírus, a nossa equipe médica já realiza os encaminhamentos necessários, considerando os protocolos de segurança indicados em cada caso. Além disso, os nossos pacientes contam com toda a retaguarda de um hospital inteiro da Santa Casa, dedicado exclusivamente para o tratamento destes casos”, explica o gerente executivo da Santa Casa Fabio Etges. Os gestores também poderão contratar o serviço online de consultas do hospital através do Conexão Saúde, programa de atendimentos virtuais da Santa Casa.
A contratação dos serviços se dá através dos canais de comunicação com a Santa Casa, no telefone (51) 3213-7354 e no e-mail desenvolvimentodeproduto@santacasa.org.br. “Em um momento com tantos desafios, os empregadores podem contar com a excelência e a segurança assistencial do maior complexo hospitalar da região Sul do país para cuidar da saúde dos seus funcionários”, finaliza João Paixão, coordenador de produto e mercado da Santa Casa.