Uma pausa na rotina de trabalho para relaxar, respirar e experimentar atividades que ajudam a organizar os pensamentos e acalmam os sentimentos. Essa foi a proposta do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis (RJ), que intensificou as ações de promoção à saúde mental dos colaboradores durante o Janeiro Branco.
“Realizamos algumas ações voltadas para a promoção de bem-estar para os nossos colaboradores durante todo o ano. Esta é uma preocupação da instituição e da Rede Santa Catarina que ganhou mais atenção durante a pandemia”, explicou o coordenador de Gestão de Pessoas, Rodrigo França Pinto, citando o acompanhamento psicológico, o canto coral, as aulas semanais de meditação e yoga e as sessões de meditação cristã que acontecem três vezes por semana.
Segundo o presidente da Comissão de Humanização do HST, Carlos Carneiro, a proposta foi intensificar as ações para apresentar aos colaboradores alternativas que podem ser incluídas nas suas rotinas: “Criamos uma programação especial com ações variadas que envolviam música, jardinagem, desenho e meditação para que pudessem sentir os benefícios dessas atividades para o controle emocional e a promoção da saúde mental”, contou, adiantando que a receptividade dos colaboradores foi tão boa que as ações farão parte da rotina do hospital. “Nossa intenção é oferecer essas atividades durante todo o ano, assim como já acontece com as aulas de yoga, as sessões de meditação e o canto coral”, disse Carneiro.
Foi o que já começou a acontecer com a oficina terapêutica, ministrada pela psicóloga Fernanda Moreira. A experiência de aplicar desenhos e pinturas para os colaboradores foi tão positiva que ela já está desenvolvendo a proposta como suporte ao trabalho realizado nos setores. “Durante os encontros que tivemos, a receptividade e participação dos colaboradores me fez perceber que seria importante continuar usando essas atividades lúdicas em outros momentos”, declarou a psicóloga que usou tinta, lápis de cor e giz de cera como ferramentas para trabalhar o tema da saúde mental.
Durante a oficina de jardinagem, conduzida pela tecnóloga do meio ambiente, Tâmara Maciel, os colaboradores aprenderam sobre a importância do contato com a natureza e com as plantas colocando as mãos na terra. “As plantas possuem o poder de auxiliar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de ser muito prazeroso acompanhar o crescimento e vê-las produzindo. Nossa intenção é realizar essas oficinas periodicamente e criar um canteiro onde os colaboradores poderão colher o que plantaram”, adiantou Tâmara.
Outra ação oferecida na programação do Janeiro Branco foi a oficina de música, comandada pelo pianista e professor, Tharcio Becker. No encontro, os participantes puderam soltar a voz e foram convidados a integrar o coro Vozes do HST. “Nosso objetivo era mostrar aos colaboradores como a música pode contribuir para a concentração, relaxamento, organização e para o trabalho em equipe. Por isso, fizemos dinâmicas que promoveram a integração do grupo por meio do canto”, explicou o professor muito satisfeito com o resultado alcançado. “Tenho certeza de que todos saíram da oficina mais relaxados”, opinou Becker.