Seconci-SP amplia vagas de Programa de Residência Médica

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) amplia os seus Programas de Residência Médica e, neste ano, abrirá 61 vagas. As oportunidades serão distribuídas em 13 especialidades, como cirúrgica básica, neonatologia, anestesiologia, urologia, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, entre outras. Os médicos residentes cumprirão o programa nos hospitais públicos administrados pela entidade na capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo e na cidade de Sorocaba (SP).

Credenciados no Ministério da Educação, os Programas de Residência Médica dos hospitais sob gestão do Seconci-SP utilizam o processo seletivo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Fundação Carlos Chagas. As unidades hospitalares nas quais os médicos farão suas formações são o Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Regional de Cotia e no Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS).

A dra. Norma Araujo, superintendente do Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana), do Seconci-SP, e coordenadora corporativa dos programas explica que a escolha do hospital no qual o residente fará a formação ocorrerá de acordo com a classificação na especialidade escolhida pelo candidato. “As escolhas das vagas terão início no dia 14 de fevereiro de acordo com o quadro de oportunidades publicado no site do Seconci-SP”, destaca dra. Norma

As quatro unidades hospitalares nas quais os residentes atuarão apresentam selo de Acreditação, no nível de excelência, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece os critérios de segurança, estrutura, assistência e melhoria contínua das instituições. Além disso, o Hospital Estadual Vila Alpina possui a certificação do Canadian Council for Health Services Accreditation e a acreditação Qmentum International IQ, que estabelece padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.

Já o Hospital Geral de Itapecerica da Serra conta com a acreditação Joint Commission Internacional (JCI), desde 2012, quando se tornou o primeiro hospital geral público do país a obter esse reconhecimento. E o Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS), que passou a ser administrado pelo Seconci-SP em 2018, é a principal unidade pública de saúde da sua região e referência em procedimentos de média e alta complexidade.

“Anualmente, cerca de 120 médicos estão em processo de formação em nossos programas, que têm duração média de dois anos”, comenta a dra. Norma. “Todos os anos, 50 especialistas concluem a sua residência nos hospitais que administramos. Para nós, que prezamos pela excelência no atendimento ofertado, poder contribuir com a formação de especialistas médicos, é muito importante e gratificante, principalmente se considerarmos que boa parte deste profissionais atuará no SUS”.

Unidades Hospitalares Referência

Os Programas de Residência Médica do Seconci-SP tiveram início em 2008 no Hospital Estadual Vila Alpina, na área de cirurgia geral. Já em 2014, os Programas foram ampliados com o apoio da Secretaria da Saúde, que contribuiu com a expansão do projeto para os demais hospitais administrados pela entidade e passou a incluir anestesiologia, cirurgia pediátrica, clínica médica, medicina intensiva pediátrica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, radiologia e diagnóstico por imagem, neonatologia, urologia e, mais recentemente, neurocirurgia, no CHS.

Os médicos que participam dos Programas do Seconci-SP, e realizarem a sua residência no Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Geral de Itapecerica da Serra ou no Hospital Regional de Cotia, além de serem orientados por especialistas com notório saber, têm acesso à plataforma digital UpToDate, recurso de suporte às decisões médicas. A biblioteca digital reúne referências de artigos, imagens e diversos textos proporcionando subsídios para o atendimento ao paciente com excelente base científica.

Já os residentes que optarem pelo Conjunto Hospitalar de Sorocaba terão a oportunidade de atuarem com especialistas de uma unidade referência regional em trauma, em atendimento a gestantes de alto risco, a pacientes oncológicos, psiquiátricos e renais, e em atendimento de queimados e cirurgia reparadora em nível estadual.

Atualmente, o CHS é também a unidade onde cerca de 220 médicos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizam o estágio prático da residência médica.

As vagas e especialidades disponíveis em cada uma das unidades hospitalares podem ser verificadas por meio do link: http://www.seconci-sp.org.br/materia/noticias/vagasresidênciamédica

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.