Melhorias na saúde, na educação e na segurança pública são este os principais pontos elencados pelos cidadãos paulistas que participaram da pesquisa para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024.
A audiência pública eletrônica foi realizada entre os dias 13 e 24 de março pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) para ampliar a participação popular nas decisões do Governo de São Paulo.
A pesquisa virtual também mostrou que a população do Estado também espera a expansão da infraestrutura e da mobilidade urbana, além da redução da vulnerabilidade social, com diminuição da pobreza e do contingente de pessoas vivendo em situação de rua.
Com mais de 700 votos computados, a audiência foi realizada para ampliar a participação da população. Segurança pública liderou o ranking com 128 votos; seguida por saúde (94); educação (89); infraestrutura e mobilidade urbana (64); e vulnerabilidade social (62). Outros temas também foram lembrados.
“É importante a participação de todos e principalmente das mulheres neste processo. Em sua maioria, elas cuidam família, do orçamento doméstico, trabalham fora, se deslocam no transporte público e são naturalmente atentas a todos os problemas”, avalia a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.
Nos próximos meses, a Sefaz-SP promoverá as audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para quatro anos, e também para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
As audiências são virtuais, começam no dia 4 de maio e terminam no dia 1º de junho. Para saber mais e conferir o calendário completo basta acessar o link.