Seminário UNIDAS promove debate sobre uso de tecnologia leve para maior adesão de tratamentos, melhor relação médico-paciente e redução de custos

24

Tecnologias leves são as chamadas tecnologias das relações humanas e, na saúde, aparecem por meio da escuta qualificada, acolhimento, produção de vínculo, humanização e empatia. O uso dessas tecnologias para aprimorar as técnicas de comunicação dos profissionais da saúde tem efeito comprovado em maior adesão a tratamentos, melhor relação médico-paciente e redução de custos. Essa a discussão será tema de palestra no 11º Seminário UNIDAS – Atenção Integral à Saúde.

“Temos novas evidências científicas demonstrando que o treinamento do profissional de saúde em técnicas para ampliar vínculos, adesão e acolhimento reflete diretamente no cuidado integral à saúde”, explica Mariana Salomão Daud, que é médica de família e comunidade com 10 anos de experiência na Saúde Suplementar.

De acordo com a especialista, há um investimento crescente em tecnologia dura para o aprimoramento do cuidado em saúde, ou seja, em máquinas, normas, rotinas e estruturas organizacionais. No entanto, focar somente neste tipo de tecnologia tem se mostrado limitado no cuidado integral à saúde.

“Uma das grandes questões hoje em gestão de cuidado é a adesão a comportamentos promotores de saúde. Por exemplo: fazer com que o paciente use a medicação corretamente, incentivar a prática de alguma atividade física regularmente. A partir do momento em que treinamos os profissionais da saúde para aprimorar suas técnicas em comunicações efetivas, nós podemos potencializar essa adesão, melhorando a qualidade de vida do paciente, a eficácia de um tratamento ou tendo um melhor entendimento de suas necessidades iniciais”, esclarece a médica.

Para Mariana Salomão, os principais desafios de utilizar a tecnologia leve como inovação no cuidado integral são o reconhecimento dos gestores sobre a necessidade do treinamento especializado em habilidades de comunicação, os custos para esses treinamentos e transformar a teoria na prática, ou seja, utilizar os conhecimentos técnicos como verdadeiras mudanças na prática do profissional de saúde.

Como alternativas para ampliar essa técnica que é tão fundamental o cuidado integral à saúde, a especialista sugere treinamentos imersivos para os profissionais da saúde, comunidades de prática institucionais e até coaching institucional para manutenção das novas habilidades na rotina desse profissional. “Temos um cenário que pede inovação nas tecnologias leves, tanto para organizar os serviços quanto para promover melhores resultados em cuidado em saúde”, finaliza.

11º Seminário UNIDAS – Atenção Integral à Saúde

Devido à pandemia da Covid-19, o tradicional evento será realizado pela primeira vez de forma virtual, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais. Além disso, neste ano, todos os gestores e membros das filiadas à UNIDAS têm passaporte gratuito para o evento, que acontece entre os dias 17 e 21 de agosto.

O evento, que vai debater sobre Atenção Integral à Saúde, contará com painéis que vão abordar temas como a interface entre os níveis de atenção primária, secundária, terciária e quaternária; gestão de saúde corporativa no cuidado da saúde integral; tecnologia leve como inovação e o uso da tecnologia na humanização do cuidado.

O seminário virtual terá o que há de mais moderno em tecnologia, que é inédita e pensada justamente para esse tipo de evento. Ele será realizado no estúdio do Grupo R1 no Teatro WTC, em São Paulo, com painel de led de alta resolução, sistema watchout, sonorização completa, iluminação de palco e cênica, sistema completo para a live streaming e realidade aumentada. Com essas tecnologias, além de ter acesso ao conteúdo com a mesma qualidade, o participante consegue interagir durante o evento de forma dinâmica e vivenciar toda a experiência de estar em um seminário. O Grupo R1, em parceria com o WTC, segue todos os protocolos sanitários de segurança.

Para acessar a programação completa, basta clicar no link .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

4 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.