Seminário visa ampliação das taxas de parto normal no Rio Grande do Sul

Na quarta-feira (20), às 9h, no auditório da Amrigs (Av. Ipiranga 5311), em Porto Alegre, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) e a Secretaria Estadual da Saúde promoverão o Seminário “Estratégias para Ampliação das Taxas de Parto Normal no RS com Segurança: uma parceira Sogirgs e Secretaria Estadual de Saúde/RS”. A solenidade de abertura terá a presença da presidente da Sogirgs, Dra. Ana Selma Picoloto, da Secretária Adjunta da Saúde do RS, Ana Costa, do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Dr. Carlos Orlando Pasqualotto Fett Sparta de Souza e dos representantes da FAMURS, do COREN, do COSEMS e do Conselho Estadual da Saúde.

Durante o evento também haverá o lançamento do “Projeto Parto Seguro Sogirgs” sob o slogan “Mamãe + Bebê Saudáveis = Família Feliz”. O projeto é desenvolvido pela Sogirgs em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. Diversos hospitais gaúchos serão convidados a se engajar na campanha, que tem por objetivo sensibilizar e informar as futuras mamães sobre a prática segura do parto e o quanto a ciência agregou conhecimento para torná-lo mais eficiente e humanizado.

Projeto Parto Seguro Sogirgs

O material da Campanha que será disponibilizado às chefias dos Serviços de Obstetrícia e Ginecologia dos principais hospitais da Capital e do interior do estado reúne oito vídeos de animação para levar informação, com embasamento científico, às gestantes que têm dúvidas sobre o parto.

Os vídeos contam de forma lúdica e objetiva a história da personagem Márcia desde o começo da gestação. A Dra. Lúcia, outra personagem da série, orienta a paciente sobre temas como procedimentos obstétricos, posições do parto, manejo da dor, episiotomia, uso de fórceps, além do local mais adequado e plano de parto. A série também está disponível para download no canal do YouTube da Sogirgs (bit.ly/saudedamulhersogirgs).

O evento é aberto ao público, com transmissão ao vivo:

Estratégias para ampliação das taxas de Parto Normal no RS com segurança: uma parceria Sogirgs e Secretaria Estadual de Saúde/RS

PROGRAMAÇÃO

 9h – 9h30 – Solenidade de Abertura

 Ana Selma Bertelli Picoloto – Presidente da Sogirgs

Ana Costa – Secretária Adjunta da Saúde

Carlos Orlando Pasqualotto Fett Sparta de Souza – Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)

Representantes da FAMURS, do COREN, do COSEMS e do Conselho Estadual da Saúde

9h30 – 10h –  Apresentação e contexto do projeto Parto Seguro Sogirgs

Lucas Schreiner – Diretor de Divulgação da Sogirgs

10:00 – 10:30 Coffee break

10h30 – 12h – Debate: Estratégias para incentivar o nascimento por parto normal no RS Experiência em Serviços Públicos e Privados

 Mediador: Paulo Sergio da Silva Mario

 Debatedores:

Edson Vieira da Cunha Filho – Representante do Hospital Moinhos de Vento

Cláudio Mesquita Campello – Representante do Hospital Divina Providência

Isabella Teixeira de Oliveira – Representante do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela

Carolina Bettoni – Representante do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.