Os problemas de saúde mental têm se apresentado de maneira muito séria e grave em todo o Brasil e no mundo, principalmente devido a pandemia da Covid-19. Em recente pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apontou que, em uma lista de 11 países, o Brasil é o que tem mais casos de pessoas com problemas de saúde mental. Daí a importância da campanha Setembro Amarelo que este ano tem como lema “A vida é a melhor escolha”.
Diante disto, é cada vez mais necessário e importante o trabalho de psicólogos para ajudar as pessoas que enfrentam problemas de saúde mental.
Neste cenário, vale destacar o trabalho voluntário que vem sendo realizado há seis anos por profissionais de saúde do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), organização sem fins lucrativos, nas três comunidades Morro Azul, no Flamengo, Parque da Cidade, na Gávea e Tavares Bastos, no Catete. Dentre eles, o programa de atenção psicológica.
Durante todo esse período um grupo de oito psicólogos e dois psiquiatras vem realizando atendimento voluntário aos moradores das três comunidades que o IMC atua. Juntos, eles atendem famílias, crianças, adolescentes e adultos, seja de forma individual ou em grupos de famílias, desenvolvendo um trabalho de parceria e apoio, com resultados importantes para essas pessoas, seja para tratamento da ansiedade, depressão, transtorno alimentar, traumas de violência, entre outros.
De junho de 2017 até julho de 2022 foram atendidas 2.065 pessoas pelos profissionais de psicologia, inclusive na pandemia, de forma presencial e online.
A equipe de psicologia atua em conjunto com demais profissionais de saúde voluntários do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), entre eles, médicos de várias especialidades, nutricionista e fisioterapeuta.
O grupo de psicologia é coordenado pela psicóloga Nara Matos e conta com mais sete psicólogos.
“Fazer um trabalho voluntário é uma bela missão de compromisso com pessoas e comunidades que não têm condições de arcar com tratamentos de saúde e, principalmente, de saúde mental. Para nós, psicólogos, é uma grande alegria poder atuar junto com o IMC, pois é parte de nosso dever poder contribuir com o bem-estar e melhores condições de vida de tantas pessoas que requerem e merecem, como todos nós, o direito à saúde e à vida. Coordenar essa equipe de psicólogas e psicólogos, nesse trabalho, e ver cada um com um desafio e um resultado especial é ter a certeza de que nosso trabalho gera um impacto positivo e é muito importante para a melhoria das condições de vida dessas comunidades”, enfatiza a psicóloga Nara Matos.
Este trabalho serve de inspiração para atrair mais voluntários da psicologia para fazerem parte do IMC.
Os interessados devem fazer contato nos telefones da secretaria do instituto: (21) 96447-1849 ou (21) 98075-7950.
O Instituto de Medicina e Cidadania fica localizado na Rua Conde Lages 44, sala 1201 a 1203, Glória – Rio de Janeiro (RJ).