Hospital Moinhos de Vento prestará consultoria voluntária à Casa Menino Jesus de Praga

Crédito: Leonardo Lenskij

Uma parceria inédita entre o Instituto Moinhos Social, do Hospital Moinhos de Vento, e a Casa do Menino Jesus de Praga foi firmada, no último dia 16, em Porto Alegre (RS). A assinatura do termo de cooperação marca a colaboração entre as entidades para qualificar o atendimento de saúde a crianças e adolescentes com lesões neurológicas e motoras de alta complexidade.

“Reconhecemos o trabalho maravilhoso que é feito há muitos anos pela Casa do Menino Jesus de Praga e estamos muito felizes em fazer parte dessa jornada. Aliados ao nosso propósito de transformar a vida das pessoas para melhor, acreditamos que podemos fazer a diferença. Esse é um primeiro passo para uma longa caminhada que faremos junto à instituição, aprendendo e compartilhando conhecimento”, detalhou o superintendente de Responsabilidade Social e Governos do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath.

Entre março e julho, serão realizadas oficinas presenciais com temas como formação de equipes de projetos de melhoria, psicologia da mudança, segurança do paciente e controle de infecções. As capacitações serão ministradas por voluntários do Instituto Moinhos Social. A primeira oficina ocorreu nesta semana, na quarta-feira (15).

“Contar com as capacitações e consultoria dos voluntários do Instituto Moinhos Social é um marco na história da nossa instituição, pois vai proporcionar ainda mais qualidade ao atendimento de média e alta complexidade que realizamos em saúde”, afirma Arno Duarte, Diretor Executivo da Casa do Menino Jesus de Praga.

Os voluntários do Instituto Moinhos Social que estão atuando no projeto são pesquisadores com sólida formação acadêmica, incluindo mestrado e doutorado. “Esses profissionais já atuaram em processos de melhoria em diversos hospitais pelo Brasil. É uma honra poder contar com eles de forma voluntária para este trabalho”, explica a líder do Instituto Moinhos Social, Monique Pimentel.

A metodologia que será aplicada visa a segurança do paciente e trabalha em ciclos de aprendizado. Nos encontros, os voluntários compartilharão conhecimento técnico e metodológico e proporcionarão discussões das melhores práticas com a equipe. A partir das capacitações presenciais e da troca de experiências, os profissionais da Casa do Menino poderão aplicar na prática o aprendizado adquirido nas oficinas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.