Síndrome pós-Covid-19 preocupa especialistas de todo mundo

“Tenho atendido cada vez mais pacientes com o que se convencionou chamar de Síndrome Pós-Covid-19 e vem sendo relatado também em outros países. Trata-se de uma dor crônica que afeta pessoas que ficaram internadas por vários dias devido à contaminação pelo coronavírus nos mais diferentes graus, mesmo leve e moderado. As reclamações incluem dor intensa no tórax, que causa dificuldade para respirar, fraqueza nas pernas, fadiga física e mental profunda, inchaço e neuropatia periférica, um problema que afeta os nervos das extremidades do corpo e causa manifestações incômodas, como dormência, formigamento e pontadas nas mãos e nos pés”, explica o médico especialista em dor, acupuntura e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Marcus Yu Bin Pai, doutor em ciências pela USP e pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Outra preocupação dos especialistas é que a Síndrome Pós-Covid-19 pode ser incapacitante e prejudicar a realização de atividades simples do cotidiano, como segurar o filho no colo, levantar da cadeira e tomar banho, além de, claro, impactar no retorno ao trabalho, nas relações pessoais e na qualidade de vida de maneira geral. “Ainda não sabemos por que isso acontece nem quem está mais suscetível, mas já constatamos que a Síndrome Pós-Covid-19 pode ser combatida com acompanhamento médico e tratamento individual com reabilitação e técnicas para alívio da dor, com o uso de medicamentos e procedimentos como fisioterapia motora e acupuntura”, completa o doutor Marcus Yu Bin Pai.

57 COMENTÁRIOS

    • Vc melhorou ? Eu fiquei entubada não sinto minhas pernas e pés, já fui em dois vasculares e nada melhora.

      • TB fiquei entubada por 12 dias acordei sem os movimentos mais retornaram aos poucos já tem 1 mês q tive alta só ainda estou com um pé caído e o q me ajudou a retomar as forças foi o Pilates e fisioterapia pro pé os dedos voltaram os movimento mais o movimento de patelar ainda não voltou mais o fisioterapeuta diz q e questão de tempo

  1. Minha irmã ficou entubada por 15 dias, tem três dias recebeu alta, ela tá sentindo as pernas pesadas ,é
    normal pós covid?

    • Sim depois q acordei fica assim além da doença te deixar bem debilitada ainda tem a questão de bloquEador muscular sedação medicações fiquei 12 dias entubada o que me ajudou foi a fisioterapia todos os dias e Pilates 3 vezes na semana e muita força de vontade

  2. Tive covid-19 e tenho pontas e dor nos dedos do pé esquerdo que devo faz tomo dipirona pra aliviar más não sara

    • Eu também! Estou diagnosticado com neopatia periférica, por causa do COVID, vá a um neurologista, isso é horrível! Estou sem andar com isso!

      • Tenho 54 anos fiquei internado por 8 dias mas não fui entubado tenho asma e mesmo andando tenho formigamento e dormência na ponta dos pés e algumas vezes braços como tratar essas sequelas pós COVID??

        • Olá! Somos um canal de notícias. Para esclarecer suas dúvidas sugerimos que entre em contato diretamente com um profissional de saúde. Estimamos melhoras!

  3. Estou com formigamento e muita dores nas mãos nas duas mãos 12 dias que estou confirmado de coronavírus se recuperando em casa

  4. Estou sentindo tudo que vocês estão relatando nos comentários e muita fraqueza no corpo.

    • Boa tarde! Somos um canal de notícias. Para esclarecer suas dúvidas sugerimos que procure a orientação de um profissional de saúde.

        • Olá, meu esposo também sentiu cãimbra nas pernas e muita dor. Fez um exame chamado Dimero-D e deu uma alteração imensa, o que era pra dar até 600, deu 1691. Ele tem 34 anos
          A médica passou o xarelto por 3 meses, isso é muito sério, corre risco de infarto ou AVC. Te aconselho a realizar esse exame e consultar com um médico. Muitas pessoas morrem depois de ser curadas de covid porque o sangue coagula

        • Como está seu irmão Márcia? Estou com os mesmos sintomas dele, qual médico procurar, necessita de urgência?

  5. Estou sentindo formigamento nos pés e mãos, e não fiquei internada.
    Incomoda bastante principalmente minhas mãos que incham e ficam com as pontas avermelhadas.
    Hoje dia 28/12 completo os 21 dias.

  6. Tive covid-19 e comecei a sentir dormência, inchaço e muitas dores nas mãos e nos pés!

  7. Olá , meu resultado deu negativo pra covid. Porém, tive dores no corpo, músculo e dor no globo ocular. Ainda não refiz o exame e estou sentindo formigamento nas duas mãos.

  8. Como fazer se vc tem esses sintomas citados e vc só tem uma semana de trabalho e infelizmente está prejudicando o andamento do trabalho 😢
    Por trabalhar em linha de produção

    • Olá, Marcia! Somos um canal de notícias. Para esclarecer sua dúvida sugerimos procure esclarecimentos com um profissional de saúde. Melhoras a ele.

  9. Ola boa noite!!
    Tive covid faz 2meses.
    Tenho formigamentos nos pés, mãos e braços e tenho muita dor de cabeça.
    Ja passei pelo neurologista fiz uma ressonancia da cabeça graças a Deus não deu nada .
    O medico me receitou vitamina D
    Miozan e um relaxante muscular vou tomar por 30 dias depois voltar nele .

    • Eu estou tendo, a médica da minha filha disse para mim ir em um médico vascular, sera q tem urgência?
      Já me receitou um ASS por dia

  10. Tbm estou com esses sintomas… minhas pernas perderam as forças, meus dedos estão formigandos, tanto do pé quanto da mão. Alguém que já teve isso é se curou, 1ua tô tempo demorou p ficar bom????

    Vou procurar um médico essa semana…

  11. Meu Deus, tenho dores insuportável nos dedos dos pés, acompanhado de queimaçao e formigamento…não tive covid_19..esses sintomas estão acontecendo um mês, e pouco tenho dormido devido a dor…porém na minha cidade as consultas se restringem a covid, o que posso fazer?

  12. Estou com os dedos dormentes e doendo os pés dormentes primeiro.
    Começou dormência nos pés agora a dois dias estou com a ponta dos dedos das mãos dormentes.
    Estou preocupada.

  13. Bom dia, tive covid 2 vezes, sentindo formigamento louco, uma das mão incha o corpo esquenta parece que vai pegar fogo fui em vários médicos nada resolve não sei que fazer, pelo amor de Deus alguém me ajude.

    • Boa noite, eu tambem estou com esses sintomas ha 5 meses. ja passei 5 medicos, tive trombose muscular panturrilha, porem ja sumiu com medicação. porem fui neuro, fiz eletroneuromiografia pes, pernas, maos e braços, nao deu nada, fiz 23 exames de sangue depois de outros 1000, tambem estao ok. agora me pediram ir reumatologista ver se nao tem alguma doença auto imune…. to exausta. vao fazer mais 100 exames e sei nao vai dar nada. na epoca, meu angiologista cuidou trombose, disse que pode ser sequelas mesmo e tambem emocional. devido traumas que tive, ate com perda meu pai pelo virus. um psicologo ou psicanalista tambem ajuda muito. estou agora medicada com relaxantes para amenizar dores e transtornos para dormir. no mais, peço Deus para que traga a cura vinda dEle. ja que nao tenho nada exames. o Senhor te abençoe

  14. Tive covid, fiquei na uti mas sem entubar. Apenas tratamento com VNI. Funcionou e me tirouvda UTI. Tive alta e ficaram estas sequelas. Dormencia e formigamento nos pes, falta de forca nas pernas e braços.
    Mas a medida que os dias passam, com exercicios que o medico passou notei uma melhora. Vai demorar mas acredito que com o tempo volto a vida normal.

  15. Também tô com formigamento nos dedo e braço faz 6 meses que peguei covid alguém sabe um remédio bom fui pro médico e ele receitou flancox mais não tá adiantando nada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.