“Só quem faz trabalho voluntário, sabe o prazer que dá”

Dr. Félix Zyngier é vice-presidente e Diretor Médico do Instituto de Medicina e Cidadania e está completando 20 anos no atendimento médico voluntário na comunidade do Morro Azul, no Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). Sua especialidade é clínica médica  e desde 2017 começou o trabalho junto com o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), criado pelo Dr. Luiz Roberto Londres e Dr. Marcio Meirelles (in memorian).

O lema do Dr. Félix é: “Só quem faz o trabalho voluntário, sabe o prazer que dá”.

“A noção que eu tenho de trabalho voluntário é que a coisa certa a ser feita. Não tem nenhum país, por mais rico que seja, que tenha dispensado o trabalho voluntário. Na América do Norte e em países da Europa, o trabalho voluntário e filantrópico são estimulados e essa filosofia é cultivada desde as escolas primárias que ensinam as crianças a partilhar, a ajudar, a estender a mão. Isso seria a justificativa moral do trabalho voluntário”, frisa.

Segundo ele, o governo não dá conta de resolver todos os problemas, no tocante a saúde pública. E muitos países bem mais estruturados têm muito trabalho voluntário.

Dr. Félix diz que se sente muito à vontade em fazer trabalho voluntário. “É uma sensação muito agradável. Você se sente melhor como pessoa. É uma coisa muito boa. É um processo que rejuvenesce. Eu digo isso, sobretudo, aos meus colegas médicos que estão na terceira idade para eles fazerem um trabalho voluntário. Isso não vai tomar muito tempo, não vai ser um dispêndio de energia. Além de dar um dividendo de bem-estar pessoal, uma satisfação íntima muito grande”.

Na opinião do Dr. Félix o brasileiro não tem uma cultura de voluntariado e alguns acham que fazer um trabalho na comunidade é considerado uma atividade menor. “Por isso eu digo: só quem faz é que sente a satisfação que recebe em troca”.

Nesse trabalho voluntário, Dr. Félix  atende casos que também são comuns em postos de saúde: hipertensão arterial, diabetes, condições dermatológicas variadas, problemas respiratórios, problemas reumáticos.

Quando o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) foi criado Dr. Félix estava trabalhando isoladamente no Morro Azul. “Então, com o IMC conseguimos nos reestruturar de uma forma que temos hoje muitos médicos que colaboram conosco em seus consultórios, concedendo horários gratuitos para atender as pessoas que nós encaminhamos. Isso complementa e melhora muito a qualidade do trabalho que é desenvolvido dentro da comunidade. O fato de eu poder contar com oftalmologista, ginecologista, dermatologista, melhora o atendimento”.

Nesses seis anos, o IMC já realizou mais de 13 mil atendimentos voluntários.

Segundo Dr. Félix Zyngier, os moradores da comunidade são muito agradecidos, pois eles apreciam o valor desse trabalho e o valorizam imensamente. “Tudo o que eles querem é a manutenção e expansão de um serviço desse, que completa o trabalho que é feito no serviço público. Colegas médicos, apresentem-se como voluntários. Nós estamos precisando muito de vocês. Não dá muito trabalho e dá muita satisfação”, enfatiza o médico.

Os interessados devem fazer contato nos telefones da secretaria do instituto: (21) 96447-1849 ou (21) 98075-7950.

O Instituto de Medicina e Cidadania fica localizado na Rua Conde Lages 44, sala 1201 a 1203 , Glória – Rio de Janeiro (RJ).

Redação

Redação

One thought on ““Só quem faz trabalho voluntário, sabe o prazer que dá”

  1. Olá boa tarde, meu nome é Yasmin e sou Assistente social de uma Ong que se localiza na Rocinha – RJ, e como li a matéria sobre trabalho voluntario, sei que não é a especialidade do Doutor Felix, mas estou atrás a um tempo de oftalmologista e Fonoaudiologia, gostaria de saber se o senhor conhece alguém que faça esse tipo de trabalho voluntario e possa atender as crianças que precisam tanto, mas não tem verbas e nem ajuda do governo, pois pelo SUS demora atendimento e as vezes nem tem essas especialidades na rede pública, espero poder alcançar esse objetivo de poder ajuda a essas crianças.
    Desde já agradeço e aguardo uma resposta e desejo que alguém possa fazer felicidade de alguma criança nesse natal
    Abraços
    Yasmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.