Com a prerrogativa de certificar urologistas em cirurgia robótica e credenciar os centros de treinamento, com a chancela da AMB e do CFM, a Sociedade Brasileira de Urologia iniciou a entrega dos certificados aos primeiros médicos habilitados. O diploma é uma segurança para o paciente por mostrar a habilidade técnica do profissional para realização desse procedimento, que requer capacitação específica.
“A certificação representa a democratização do acesso ao aprendizado do uso dessa nova tecnologia”, afirma o presidente da SBU, Dr. Alfredo Canalini. Já foram entregues 25 certificados a médicos de diversos estados brasileiros.
Para o coordenador geral da Comissão de Certificação em Robótica, Dr. Renan Desimon Cabral, a prerrogativa de concessão do certificado em cirurgia robótica é uma conquista histórica para a SBU.
“Os urologistas são o maior número entre os médicos com formação em robótica e a Urologia ainda lidera o número de cirurgias robóticas realizadas no Brasil. Dessa forma, a SBU é protagonista nesse cenário e era fundamental que esse passo fosse dado. O certificado em cirurgia robótica, com o selo da SBU, traz mais qualidade na formação dos cirurgiões robóticos, garantindo que o urologista que recebê-lo preencheu os critérios exigidos pelo CFM e AMB. Esperamos certificar o maior número possível de especialistas nos próximos meses, democratizando a tecnologia e oferecendo mais qualidade e segurança aos nossos pacientes”, avalia Dr. Cabral.
Além de habilitar os especialistas, a entidade também iniciou o credenciamento das instituições responsáveis por ensinar a técnica. Já foram certificados os hospitais 9 de julho, São Luiz e AC Camargo Cancer Center, todos em São Paulo.
Documentos para o médico obter a Certificação da SBU em cirurgia robótica (regra de transição):
1) Certificação do console (Intuitive)
2) Relatório de no mínimo 10 cirurgias sob supervisão com proctor indicando a cirurgia e o nome do proctor. O relatório deve ser assinado pelo coordenador do programa (se houver) e pelo diretor clínico da instituição.
Os documentos deverão ser enviados para o e-mail: certificacao.robotica@sbunet.org.br
Os casos omissos serão avaliados pela diretoria da SBU ou comissão por ela indicada.
A documentação será submetida à reunião da plenária da comissão especial para certificação em robótica e validada em ata da reunião de diretoria.
Credenciamento de centros:
O centro interessado em credenciar pela SBU o seu programa em cirurgia robótica para urologistas deverá seguir os seguintes passos:
– Enviar a documentação exigida (1 e 2) para o e-mail certificacao.robotica@sbunet.org.br
– Aguardar a aprovação da documentação pela comissão especial para certificação em robótica.
– Com a validação da documentação, a SBU irá agendar uma visita ao centro para verificação do programa
– O relatório da visita e documentação serão submetidos a reunião da plenária da comissão especial para certificação em robótica e validada em ata da reunião de diretoria.
– Os aprovados receberão um selo emitido pela Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia com validade de 3 anos.
– Custear a inscrição do centro como associado à SBU com pagamento de anuidade de sócio e também os custos previstos para a visita de um responsável indicado pela comissão especial para certificação de robótica.