Startup aposta em modelo prático de gestão de relacionamento para melhorar atendimentos de saúde

Nascida em meio a uma pandemia, a startup Nilo Saúde não demorou para perceber um gap no mercado e decidiu mudar sua trajetória para atender a essa demanda. Criada para ser uma clínica multidisciplinar 100% digital, voltada ao público 50+, a empresa viu em seu próprio negócio uma necessidade encontrada em operadoras, corretoras, clínicas e hospitais.

“A Nilo Saúde foi criada com o objetivo de oferecer um cuidado personalizado e integrado às pessoas com mais de 50 anos, de forma que o foco era prevenir doenças, e não apenas tratá-las”, conta a sócia da startup Isadora Kimura. Acontece que o avanço da Covid-19 fez com que as teleconsultas ganhassem força no Brasil, sem que as empresas estivessem preparadas digitalmente para isso. Foi aí que a Nilo viu uma oportunidade.

“Percebemos no mercado um modelo de trabalho analógico, que tentava se mostrar digital. Acontece que o digital é a nossa especialidade e o cuidado com a saúde, o nosso propósito. Por isso, resolvemos começar a atuar no mercado B2B, para proporcionar a operadoras, corretoras, hospitais e clínicas a ferramenta e o modelo de trabalho necessário para a realidade imposta pela pandemia”, revela Isadora.

De acordo com a empresária, embora a tecnologia tenha vindo para ficar no setor de saúde, a tendência é que o engajamento entre empresas e pessoas aumente e que a exigência por um atendimento humanizado cresça exponencialmente. Por esse motivo, na plataforma desenvolvida pela Nilo Saúde, o consumidor final encontra recursos práticos para se comunicar com a sua rede de cuidados e se mantém em contato constante com os especialistas que o acompanham.

O sistema também mantém todos os dados integrados, o que permite que em uma consulta, por exemplo, o médico tenha acesso ao histórico do paciente, a laudos de exames e prescrição de medicamentos. “Trabalhamos para criar soluções de cuidados digitais que trazem independência, autonomia e melhor qualidade de vida. Tudo baseado no conceito de Quadruple Aim, que busca uma abordagem de otimização de performance dos sistemas de saúde”, explica a sócia da empresa.

Cada paciente tem à disposição um time completo multidisciplinar, que tem como foco a saúde integrada e longitudinal. A Nilo pode disponibilizar esse time ou cadastrar na plataforma os especialistas da operadora, corretora, hospital ou clínica contratante. Para quem não tem um time próprio, a startup coloca à disposição médicos, enfermeiros, psicólogos e gerontólogos com passagem por instituições renomadas, como a Faculdade de Medicina da USP, Hospital Sirio-Libanês, Hospital Albert Einstein, entre outros grandes.

O diferencial, de acordo com a startup, é que a Nilo se aproveita das tecnologias existentes para facilitar a interação entre as pessoas. “Hoje em dia, todo mundo se comunica por WhatsApp. Para que criar outra ferramenta com o mesmo objetivo? Não faz sentido. Por isso, no nosso modelo de negócio, mantemos o time à disposição pelo aplicativo, enviamos receitas e pedidos de exame por lá, fazemos as vídeo-consultas através de um link seguro, que não exige a instalação de qualquer recurso adicional e construímos a nossa plataforma com agendamento fácil e intuitivo. O objetivo é facilitar a vida do paciente, reduzindo o espaço entre uma demanda de saúde e a sua resolução”, diz Isadora.

Embora inicialmente focada no público 50+, a startup acredita que as outras gerações também perceberam, com o Coronavírus, a necessidade de cuidarem da própria saúde. A expectativa, então, é que esse modelo de atendimento se expanda a outras faixas etárias e que a prevenção se torne de vez a maior busca de todos os públicos.

Redação

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