Os beneficiários dos clientes corporativos da Docway agora contam com um novo canal de conexão às soluções de saúde digital oferecidas pela healthtech: o aplicativo do beneficiário. Disponível para download nas plataformas Android e IOS, o App possibilita agendar uma teleconsulta em poucos minutos, sem filas, permite que o paciente acesse seu histórico médico, além de chegar com uma grande novidade: a inteligência artificial ‘Verificador de Sintomas’.
O Verificados de Sintomas começa com uma coleta de informações para auxiliar o profissional no diagnóstico do paciente. Ao finalizar a primeira etapa, dependendo dos sinais relatados, o sistema automaticamente direciona o paciente pelo sistema de saúde, sendo capaz de constatar situações de menor e maior gravidade, recomendando ao paciente que faça uma consulta por vídeo, se dirija a um hospital ou chame uma ambulância. Nos casos em que a teleconsulta é a recomendação, o médico recebe as informações de saúde do paciente antes de entrar na sala, para uma consulta mais segura e ágil. Afinal, quando o assunto é saúde, quanto antes receber o auxílio necessário, melhor.
Durante a aplicação da IA no processo de triagem dos pacientes, a Docway teve a preocupação de evidenciar para o beneficiário o fato de que o Verificador de Sintomas não é uma ferramenta de diagnóstico, mas sim de pré-orientação qualitativa para que o médico tome a melhor decisão. “Em nenhum momento o aplicativo mostra qual seria o desfecho, nem para o paciente e nem para o médico. Nosso propósito é acolher esse paciente, mostrar que a ferramenta foi criada para de fato ajudá-lo, e possibilitar ao médico dar a ele o melhor diagnóstico”, explica Vinicius Reis, Head de Tecnologia da Docway.
A proteção dos dados dos beneficiários em todas as plataformas, incluindo o novo aplicativo, é outro aspecto que mobiliza estudos frequentes na Docway, que trabalha sob o lema ‘privacy by design‘, ou seja, privacidade desde a concepção do produto. “Esses dados não são compartilhados com terceiros em nenhuma circunstância. Apenas profissionais de saúde podem ter acesso aos dados clínicos, jamais um time de produto ou desenvolvimento, por exemplo”, explica o Head de Tecnologia.
Por enquanto, o Verificador de Sintomas está disponível somente no App do Beneficiário, mas de acordo com o Head de Produtos da Docway, Marcelo Saraiva, há planos para inseri-lo também nos demais canais de conexão da empresa. Em evolução constante, o App do Beneficiário também pretende aproveitar os recursos da IA para unificar os registros dos beneficiários nas diferentes plataformas oferecidas pela Docway, sempre com o intuito de aprofundar o contato com o paciente. “Há muita coisa a ser testada na área de IA, é um mercado que está amadurecendo, especialmente na saúde. Quando se lida com a vida das pessoas não é tão simples e fácil como em outros segmentos. Nosso maior desafio é utilizar essa ferramenta para potencializar um atendimento humanizado”, analisa Saraiva.