Startups apoiadas pelo programa Einstein de inovação em Biotecnologia participam de evento mundial do setor

O Einstein, por meio do seu Programa de Inovação em Biotecnologia, Eretz. bio biotech, estará com uma delegação com mais de dez pessoas e quatro startups brasileiras para participarem do BIO International Convention, maior evento mundial do setor, que acontecerá em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 8 de junho.

Das quatro startups participantes, duas delas – a Imunotera e a Mirscience Therapeutics – também foram selecionadas entre mais de 250 startups do mundo inteiro para se apresentarem no Startup Stadium, palco para uma apresentação sobre sua atuação, direcionado a um painel de investidores de toda a indústria de biotecnologia. Elas estarão ao lado de biotechs de países referência mundial no setor, como Estados Unidos, Israel, China, Reino Unido e Canadá.

Rodrigo Demarch, diretor executivo de Inovação do Einstein, conta que a chegada de startups que ainda estão finalizando o primeiro ciclo de seis meses de incubação na Eretz. bio Biotech ao palco do principal evento mundial do setor reforça o pioneirismo do ecossistema de inovação do Einstein. “Iniciamos em 2022 o Programa de Inovação em Biotecnologia, com a criação da Eretz. bio biotech, voltada ao apoio a startups e empreendedores do setor de biotecnologia com foco em saúde, além do fomento à pesquisa. O programa vem contribuindo para o desenvolvimento de toda uma indústria no Brasil nesse sentido, no apoio à criação de soluções diagnósticas e terapêuticas”, diz. “Todos os projetos que fazem parte do programa poderão gerar iniciativas em conjunto com startups e empreendedores para desenvolver novos produtos produtos, além de promover a transferência de conhecimento e tecnologia entre países para atender à crescente demanda por soluções biotecnológicas”, conclui.

No dia 6, se juntarão a delegação brasileira para o brazilian startup day, co-realizado por Apex, Abiquifi e Einstein, que reúne pessoas do mundo todo para apresentar startups de destaque nacionais. A Riogen e a Wecare Skin* participarão, apresentando suas empresas junto a outras startups do setor.

Conheça as startups:

A Imunotera oferece uma plataforma de vacinas terapêuticas. A solução é baseada no desenvolvimento de proteínas recombinantes projetadas com alta precisão terapêutica para combater diversos tipos de câncer. Seu primeiro produto, a proteína TERAH-7, tem como alvo as lesões pré-cancerígenas e câncer relacionados ao vírus do papiloma humano, o HPV.

A Mirscience Therapeutics atua na área medicina de precisão, com desenvolvimento de moléculas de MicroRNA como alvos terapêuticos potenciais e específicos para tratamento de doenças. Atualmente, a empresa está desenvolvendo moléculas que têm efeito no aumento da massa e função do músculo esquelético, visando tratar doenças musculares como a sarcopenia (relacionado ao envelhecimento), caquexia (associada ao câncer) e a regeneração muscular.

A RioGen está desenvolvendo um teste molecular utilizando um painel de marcadores para detecção de câncer de próstata, por meio de uma amostra de urina. O exame poderá ser utilizado como triagem em casos suspeitos para indicar se há ou não a necessidade da realização da biópsia convencional, considerada um procedimento invasivo, doloroso e de alto custo.

A Wecare Skin desenvolve produtos para cuidados da pele e mucosa oral de pacientes oncológicos que apresentam ressecamentos, feridas e queimaduras provenientes de quimioterapia e radioterapia. Associam compostos naturais, com ação cicatrizante, anti-inflamatória e protetora, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e garantir a não interrupção do tratamento devido a essas lesões.

O ecossistema de inovação do Einstein

Criada em julho de 2022, a Eretz. bio biotech nasceu com o objetivo de ampliar o apoio a startups e empreendedores do setor de biotecnologia com foco em saúde e fomentar o desenvolvimento de novas soluções nos âmbitos de diagnóstico, medicamentos e vacinas.

O programa de biotecnologia foi criado para apoiar iniciativas e possibilitar maior acesso à infraestrutura, aos insumos e a equipes profissionais com as quais se consiga produzir inovações em biotecnologia que sejam de fato transformadoras e tenham a possibilidade de chegar ao mercado mundial, além de promover transferência de conhecimento e tecnologia entre países para atender uma crescente demanda por soluções biotecnológicas em todo o mundo.

Este passo foi mais um em direção à vanguarda do ecossistema de inovação do Einstein, que completou cinco anos em 2022 com atuação marcada por fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de soluções para ampliação e promoção da saúde. Pioneira no setor, a aceleradora de startups da organização já avaliou mais de 2,5 mil startups e vem liderando a implementação de tecnologias e negócios inovadores voltados para áreas assistenciais, laboratoriais e de pesquisa, tendo atualmente 42 startups em seu ecossistema.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.