Tecnologia cirúrgica: equipe do HCor muda de sala sem sair do mesmo ambiente

20

Versáteis e tecnológicas. As salas híbridas do HCor unem no mesmo espaço centro cirúrgico e sala para procedimentos de intervenção não cirúrgica associados a equipamentos de imagem de alta definição.

A estrutura, organizada em uma área de 100 m², integra tecnologias e permite que o cirurgião e o intervencionista atuem juntos em procedimentos de grande porte e alta complexidade, com todo suporte integrado de exames de imagens de alta resolução atualizadas em tempo real. A amplitude das salas ainda garante ergonomia e mobilidade às equipes.

De acordo com o Dr. Alexandre Abizaid, Coordenador Médico da Sala Híbrida de Cardiologia HCor, as terapias híbridas (que unem cirurgia e procedimentos minimamente invasivos) encontram nessas salas todos os recursos de imagem necessários e um local mais propício para uma intervenção com menor trauma cirúrgico.

A grande vantagem, tanto para o paciente quanto para o cirurgião, é que, no caso de uma emergência, não é necessário trocar de sala para o tratamento de pacientes de alto risco e com doenças complexas.

“O espaço é desenhado para que os exames como tomografia e Ressonância Magnética sejam usados antes, durante e depois das intervenções, proporcionando mais segurança e precisão em procedimentos complexos, e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes quando comparado à cirurgia convencional. Com as salas híbridas, a equipe muda de sala sem mudar de ambiente”, explica o Abizaid.

Além de toda a tecnologia, os pacientes atendidos no local contam com a assistência de um hard team, composto por um grupo multidisciplinar de médicos intervencionistas, cirurgiões, enfermeiros e profissionais de saúde de outras especialidades, todos voltados para o desfecho favorável do tratamento.

As salas híbridas da instituição atendem as especialidades de Cardiologia, Neurologia e Ortopedia.

Focos de atendimento

Com o time híbrido em ação, na área da Neurologia, são contemplados pacientes com diagnósticos de aneurisma, Parkinson, epilepsia e tumores cerebrais.

De acordo com Guilherme Lepski, neurocirurgião do HCor, para a neurocirurgia, a realidade das salas híbridas permite a ressecção completa de tumores cerebrais ou das malformações arteriovenosas cerebrais, com impacto positivo na qualidade de vida e na sobrevida dos doentes

“Dentro da sala híbrida, existe mais controle do processo. No caso de intervenções em tumores, por exemplo, quando o procedimento termina, o paciente é analisado com uma nova imagem de ressonância magnética para garantir que a remoção foi completa”, explica Lepski.

Já na Cardiologia, Abizaid destaca que um dos principais focos da sala híbrida é no atendimento de doenças coronárias e valvares, como a estenose aórtica (estreitamento da válvula aórtica), que acomete cerca de 5% da população idosa acima dos 70 anos.

Apesar de muitas vezes assintomática, a doença pode ocasionar síncope, insuficiência cardíaca e morte súbita, necessitando de intervenção, a depender do comprometimento da válvula.

Segundo o cardiologista, o diagnóstico tardio pode aumentar para 50% a chance de mortalidade nesses pacientes em até dois anos, por isso, é fundamental que a população não deixe de lado consultas e exames de rotina, como a Ecocardiografia, que podem ajudar a identificar doença.

Vale lembrar que o HCor chegou a registrar uma queda de cerca de 70% na realização de consultas e exames durante o pico da pandemia (dados de junho/2020) e que, para o movimento de retomada, o hospital investiu em reformulações de fluxos que preveem: Pronto-Socorro exclusivo para atendimento a pacientes com síndrome gripal; unidade completa para realização de exames laboratoriais e de imagem apartada do ambiente hospitalar; prédio exclusivo para consultórios separado do complexo hospitalar e agendamentos com intervalos maiores entre os exames, para evitar potencial aglomeração de pessoas nas salas de espera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

um + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.