Tecnologia cria novas metodologias de gestão do tempo em clínicas e hospitais

O tempo é um recurso de grande importância no dia a dia de consultórios médicos, afinal a falta de produtividade pode afetar a conclusão de demandas, gerar atrasos e o acúmulo de tarefas. Portanto, uma gestão de tempo eficiente é primordial para a execução de todas as atividades de clínicas e hospitais.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a gestão do tempo e da produtividade são preciosos para todos e, no caso dos negócios, são sinônimos de dinheiro em caixa. “Quanto maior a eficiência do time na gestão do tempo, mais produtiva a empresa será. Com uma programação adequada, fica mais fácil saber exatamente o que é preciso fazer e quanto tempo se tem para concluir a tarefa. Trabalhar neste formato permite aumentar a concentração nas atividades essenciais e priorizá-las de acordo com os prazos de entrega. O seu time deixa de gastar tanto tempo com a coleta, validação e organização de informações. Com isso, a qualidade do trabalho tende a melhorar”, pontua.

Feltrim acredita que para manter a efetividade, as habilidades de gestão do tempo e produtividade precisam ser continuamente aprimoradas. “Algumas pessoas respondem ao dilema da falta de tempo com o máximo de foco e propósito, enquanto outras se estressam. Para aquelas que se enquadram na última categoria, tudo o que é preciso fazer é tomar medidas definitivas para administrar o tempo com mais inteligência. Assim, aos poucos, o trabalho passa a ser executado de maneira mais eficiente e sem esforço”, relata.

Para o CEO, a otimização de tempo também pode acontecer durante as consultas, desde que o profissional de saúde realize os procedimentos necessários e agregue valor aos serviços oferecidos pela clínica. “Tempo e dinheiro precisam ser bem administrados, tanto da unidade hospitalar, quanto dos próprios pacientes”, declara.

A utilização de recursos tecnológicos pode colaborar para uma gestão mais eficiente, pois eles facilitam processos, integram setores e ajudam na capacitação das equipes. “Por meio da tecnologia é possível ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo em relação aos pacientes e à própria clínica. Além disso, ajuda no controle e gerenciamento de horários, mantendo os colaboradores organizados e a par de todas as atividades do seu trabalho”, revela.

Os sistemas de gestão disponíveis no mercado são de grande valor para a administração de tempo em clínicas e hospitais. “Passando por um software, todo o conhecimento sobre clientes, relacionamento, comunicação e execução de estratégias podem ser aprimorados. O atendimento de pacientes, agendamento de consultas e, até mesmo, a atualização de históricos pode ser otimizados com um software de gestão”, finaliza o CEO da SIS Consultoria.

Redação

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