Tecnologia inovadora é usada em cirurgias ortopédicas no Hospital Novo Atibaia

As cirurgias de colocação de prótese no joelho contam com uma nova tecnologia e pode ser realizada com o auxílio de um computador para o procedimento conhecido como navegação cirúrgica em 3D e a equipe de ortopedia do Hospital Novo Atibaia (SP) foi a primeira da região bragantina a utilizar a tecnologia inédita para a operação de uma substituição unicompartimental do joelho (PUJ). A operação aconteceu no dia 9 de junho e o paciente passa bem e já está em processo de reabilitação física.

A tecnologia computadorizada utilizada na cirurgia no HNA pode ser aplicada para a colocação de próteses totais do joelho (PTJ) ou em substituições unicompartimentais do joelho (PUJ), como foi o caso do paciente em Atibaia, permitindo ao médico cirurgião elaborar, alterar e prever os cortes, eixos e posições dos implantes. “Além do planejamento, o sistema de navegação cirúrgico 3D oferece extrema precisão no posicionamento final dos componentes introduzidos, garantindo maior segurança ao paciente”, explicou o médico do HNA Leonardo Pini, Ortopedista Especialista em Joelho.

Também chamada de artroplastia, a aplicação da prótese de joelho ortopédica tem como objetivo a correção das deformidades e redução das dores na articulação, proporcionando maior mobilidade ao paciente. Ela é recomendada quando há um dano grave na articulação do joelho ou casos em que o tratamento por meio de medicamentos e fisioterapia não trará melhoras a longo prazo.

“Com a tecnologia como aliada, o tempo de recuperação do paciente é inferior se comparado ao procedimento cirúrgico tradicional, já que este é menos invasivo. Além disso, a precisão dos componentes assegura menor perda óssea e também maior longevidade à articulação, resultando na satisfação e bem-estar do paciente”, finalizou o Dr. Pini.

O Hospital Novo Atibaia, com 50 anos de atuação, é pioneiro em inovação em saúde. Em junho de 2014, a instituição de saúde realizou a primeira sessão de plasmaferese na região, um processo de remoção de elementos do plasma sanguíneo que é responsável por certas doenças autoimunes. A instituição de saúde mantém-se atualizada e empenhada em trazer sempre equipamento de alta qualidade, visando a reabilitação e melhora do paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.