Telemedicina para atenção à saúde primária: é possível? CLOUDSAÚDE explica

O Diretor da CLOUDSAÚDE, marca especializada em gestão de saúde digital, destaca como principais benefícios o desafogamento do sistema e a redução de infecções hospitalares, as quais correspondem a aproximadamente 14% das internações no país.

Com a pandemia do Covid-19 e as normas de distanciamento social, novas tecnologias precisaram ser desenvolvidas para atender as demandas e desafogar o sistema de saúde. Algumas tiveram caráter emergencial, outras vieram para revolucionar a assistência ao paciente. Esse é o caso da telemedicina. Para o diretor da CLOUDSAÚDE – marca especializada em gestão de saúde digital – Arthur Dinóla, essa tecnologia está transformando a atenção à saúde primária no Brasil.

Um dos principais benefícios apontados por ele é o desafogamento dos atendimentos. Afinal, no padrão atual de comportamento da sociedade, quando uma pessoa se sente indisposta, ela procura o pronto-socorro e, consequentemente, sobrecarrega a triagem, comprometendo a assistência de casos urgentes e potencializando o risco de infecções.

“Com a telemedicina, o atendimento pode ser feito de maneira mais rápida, deixando as ações mais urgentes com os profissionais presenciais, reduzindo as filas e melhorando a qualidade de vida de profissionais e pacientes”, destacou Dinóla.

Um outro ponto benéfico da telemedicina é a redução do risco de infecções. Conforme o Ministério da Saúde (MS), a taxa de infecção hospitalar é de aproximadamente 14% nas internações no país. Assim, ao evitar visitas desnecessárias aos hospitais, o risco é reduzido.

O diretor, de forma entusiasta, já antecipa soluções disruptivas no portfólio da CLOUDSAÚDE com dispositivos de marcas consagradas, integrados à plataforma de telemedicina, que conta com com barramento HL7, captura parâmetros da saúde e disponibiliza informações em tempo real. De forma a proporcionar, aos médicos e especialistas, os indicadores da saúde do paciente para tomada de decisões mais assertivas e direcioná-los aos hospitais somente quando necessário.

Outro ponto de relevância se diz respeito ao dossiê completo da saúde do paciente na plataforma de telemedicina, que já integra prontuários eletrônicos, proporcionando aos médicos e especialistas uma visão ampliada do histórico do paciente ao longo da sua vida.

Quanto ao público que a tecnologia abrange, Dinóla informa que a telemedicina é uma solução viável, de fácil uso e intuitiva que se destina a diferentes níveis sociais garantindo uma rápida resposta e amplitude no atendimento uma vez que, por intermédio da Interconsulta, um médico pode contar com o apoio de especialistas de diversas áreas, compartilhando sua tomada de decisão.

Redação

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