Torre de esterilização vai eliminar vírus da Covid-19 em objetos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoia o desenvolvimento de uma da torre de esterilização UV compartimentalizada, que permite a higienização de objetos em larga escala e a eliminação do vírus da Covid-19 da superfície. Testes realizados com a exposição de apenas 15 segundos atingiram a eficácia de 99,99% contra o Coronavírus, outros vírus do tipo Influenza (como H1N1), bactérias e fungos. A solução é fruto da parceria entre a Unidade EMBRAPII – Instituto Federal da Bahia e as empresas Print Dreams e Podoshop, e conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O equipamento, em fase final de desenvolvimento, será capaz de esterilizar qualquer utensílio com dimensões de até 30 x 30 x 25 cm. Isso abarca objetos pessoais, equipamentos de proteção individual e demais itens de manuseio utilizados em ambiente controlado, como laboratórios. No entanto, a proposta é ampliar o uso da tecnologia e disponibilizá-la em ambientes públicos, sob monitoramento, como hospitais, bancos, lanchonetes, restaurantes, ou até mesmo em locais que tenham algum tipo de segurança interna, como estações de metrô e aeroportos.

“Este equipamento pode significar uma garantia de esterilização rápida e segura de objetos, reduzindo significativamente o risco de contaminações pelos mais diferentes tipos de micro-organismos. Na atualidade, a Covid-19 é a principal ameaça, mas este equipamento é eficaz também contra diversos outras fontes de contaminação, o que pode significar uma proteção permanente e segura sempre que for utilizado, na prevenção a disseminação de doenças contagiosas”, pontua o pesquisador Antônio Almeida, coordenador do projeto.

A torre traz módulos individuais de esterilização facilmente acoplados entre si. Cada compartimento vai garantir o comprimento de onda, tempo de exposição e distância de aplicação adequados para a esterilização desejada, além de eliminar todos os pontos de sombreamento, garantindo uma esterilização integral do objeto higienizado. A previsão de comercialização é no segundo semestre de 2022.

Polo de Inovação do IFBA

O Polo de Inovação Salvador do IFBA pertence à rede de Unidades EMBRAPII. O centro é credenciado para o desenvolvimento de novos equipamentos, dispositivos e software de uso em saúde, serviços de ensaios, calibração e consultoria, além da realização de prototipagem mecânica e eletrônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.