Um jaleco e uma câmera: cardiologista retrata bastidores da pandemia de Covid-19

Pausa (breve) no atendimento do hospital. Equipamento higienizado e o olhar de quem sabe bem o que cada profissional de saúde vem passando dia após dia desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

Foi para registrar os bastidores da rotina hospitalar nesse momento histórico que o Dr. Luiz Angelo Peixoto – cardiologista do HCor, hospital multiespecialista em São Paulo – tirou a câmera do armário e fez dela sua parceira nos rápidos intervalos entre o cuidado de um paciente e outro nas diferentes instituições aonde presta serviços desde março de 2020.

Intitulado “Registros da Linha de Frente”, o projeto vem ganhando corpo e deve ser lançado em breve, no formato de livro fotográfico. Alguns retratos, no entanto, já puderam ser apreciados no Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco e ainda no Concurso Latino Americano de Fotografia Documental – evento no qual Peixoto foi finalista na categoria “trabalhos em saúde”, com direito a uma exposição em Medelín, na Colômbia.

Até o momento, as fotos foram feitas na rede pública e privada, em hospitais de campanha, em Manaus e no próprio HCor, que desmembrou suas instalações em duas áreas: uma voltada para pacientes não-Covid (HCor mais Seguro) e outra dedicada exclusivamente para casos suspeitos e confirmados com a doença.

“O projeto vai além da imagem tradicional do médico e do enfermeiro, buscando mostrar toda uma equipe multidisciplinar que se dedica intensamente a atender o paciente com Covid-19”, ressalta o fotógrafo.

Apesar do empenho aplicado no projeto, o cardiologista afirma que sua principal expectativa é ver a pandemia ficando no passado. “Assim como toda a população, só posso esperar que todos estejam protegidos, imunizados, o mais breve possível”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.